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Gestores escolares de Roraima conhecem metodologia que aprimora aprendizado e reduz custos

Divulgação/Fonte

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Gestores escolares de Roraima conheceram nesta sexta-feira, 7, um modelo inovador de administração escolar que tem melhorado os índices de aprendizado no Rio de Janeiro e pode ser implantado também nas escolas do Estado. A proposta foi apresentada durante o evento “Gestão Escolar de Alta Performance: TCMRio e TCERR em Intercâmbio de Boas Práticas”, promovido pelo Comitê de Educação EducaRR – Raízes do Saber, do TCE-RR (Tribunal de Contas de Roraima), em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

O encontro reuniu gestores escolares, professores e secretários estadual e municipais de Educação, no auditório da Seed. A abertura contou com uma apresentação cultural de estudantes da Escola Estadual Indígena Sizenando Diniz, da comunidade Malacacheta, no município de Cantá.

O destaque do evento foi a apresentação do PCGE (Programa Ciência e Gestão pela Educação), criado pelo conselheiro Felipe Galvão Puccioni, do TCMRio (Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro). O programa, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio e a Universidade de Cambridge, já é aplicado com sucesso em escolas cariocas e de alguns municípios paulistas, com resultados expressivos: os estudantes chegam a avançar até dois anos no aprendizado com um custo médio de apenas R$ 45 por aluno ao ano.

“O programa oferece 23 práticas de gestão escolar, que seriam as mais efetivas para impactar o aprendizado dos alunos. A ideia é que sejam ferramentas simples, que consigam realmente mudar a realidade da gestão da escola, diretor, coordenador, pedagógico ou supervisor, coordenando e gerenciando melhor os professores em relação ao aprendizado”, explicou Felipe Puccioni.

Uma das metodologias de destaque é a “reunião um a um”, em que gestores conversam individualmente com cada professor para acompanhar metas, desafios e avanços dos alunos. “Você cria um canal direto de conexão entre o professor e o diretor ou o coordenador pedagógico, fortalecendo o acompanhamento contínuo do ensino”, completou Puccioni.

A conselheira Simone Souza, presidente do Comitê EducaRR – Raízes do Saber, destacou que o TCERR pretende adaptar o modelo para a realidade local. “Os tribunais de contas trabalham com a indução de políticas públicas. A experiência do conselheiro Puccioni tem alcançado sucesso no Rio de Janeiro e vamos apresentá-la aos nossos gestores e secretários para que possamos implementá-la aqui. Sabemos das nossas vulnerabilidades, mas é possível sim implantar esse programa”, afirmou.

O secretário de Educação, Mikael Cury-Rad, reforçou que a parceria com o Tribunal de Contas fortalece as políticas públicas educacionais.

“Estamos com uma parceria forte com o Tribunal de Contas do Estado, trabalhando juntos para desenvolver a melhor plataforma de gestão escolar. Agradeço aos conselheiros Cilene, Simone e ao presidente Brito por vermos hoje um tribunal preocupado com a educação roraimense”, disse.

Para a gestora da Escola Estadual Ana Libória, Maria Luzia Melo, a proposta amplia o papel dos tribunais de contas junto às escolas. “Quando se fala de Tribunal de Contas já é um impacto, mas o que foi apresentado hoje faz com que a gente tenha uma visibilidade melhor do Tribunal junto às escolas. É uma parceria que vem fortalecer a gestão escolar”, afirmou.

Em Roraima, o programa deve ser testado inicialmente em um grupo de escolas piloto, tanto da rede estadual quanto municipal, com previsão de início no ano letivo de 2026.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

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