Pesquisar
‘MARCO PARA RORAIMA’

Gabriel Picanço destaca assinatura de acordo de compensação para avanço do Linhão de Tucuruí

Indígenas da reserva Waimiri-Atroari devem receber R$ 130 milhões em razão de impactos causados pelas obras
Foto: Alfredo Maia

Compartilhe:

Por Suzanne Oliveira

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) também usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para falar sobre a assinatura do acordo de compensação dos impactos causados pelas obras da construção do Linhão de Tucuruí na reserva Waimiri-Atroari que vai repassar mais de R$ 130 milhões aos indígenas. A linha irá integrar o Estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O documento será assinado nesta terça-feira (3) pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Quero dar um testemunho de alegria por Roraima. Está acontecendo um dos maiores investimentos para a nossa população que é a assinatura desse acordo. Infelizmente, temos que chamar de acordo, com ONGs (organizações não governamentais), com maus brasileiros que estão nessas ONGs que obrigaram, por meio da Justiça, que o presidente da República assine um acordo de compensação. Acordo de compensação é nada mais do que dinheiro. É o governo federal pagar para ele mesmo. Pagar da própria terra dele, que as terras dos Waimiri-Atroari são da nação brasileira. Então, o governo está pagando para ele mesmo construir obras para o povo do nosso Estado”, frisou.

Apesar do montante repassado aos indígenas, o parlamentar ressaltou que a população roraimense vai ser beneficiada após a finalização do linhão, que deixará as contas de energia mais baratas. “Quem ganha com isso é Roraima. É o nosso povo que vai ganhar, porque o Estado vai se desenvolver e, consequentemente, a energia vai ficar mais barata. Nós pagamos uma das energias mais caras do mundo e nós somos o estado mais pobre do país, com as maiores dificuldades”, declarou.

Após a assinatura do acordo, o próximo passo, conforme Picanço, será a liberação da passagem pela terra indígena que, atualmente, é controlada por uma corrente.

“Passamos 12 meses por ano, durante 12 horas, sem poder atravessar a reserva Waimiri-Atroari e lá não tem nada estranho, não existe guerra, não existe nada. Nunca foi comprovado que atropelaram, mataram indígena ou que invadiram. Mas isso, se Deus quiser, vai ser matéria vencida, que o governo vai destravar aquela corrente também. Vai ser a segunda etapa, a luta. A energia será resolvida e nós vamos lutar para que a gente possa destravar aquela corrente lá do Jundiá, porque não somos nenhum albergado, somos um estado livre e por isso queremos essa oportunidade, que a Justiça e o governo federal olhem com bons olhos”, concluiu o parlamentar.

‘Fica Espanhol’

Ainda durante a sessão plenária desta terça-feira, o deputado Evangelista Siqueira (PT) aproveitou a oportunidade para destacar a presença dos professores de língua espanhola no Plenário Noêmia Bastos Amazonas e agradecer o apoio do deputado Picanço à aprovação em segundo turno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) “Fica Espanhol”.

“Gostaria de destacar na sua fala, deputado, um aspecto muito importante quando o senhor se refere a esses guerreiros aqui do espanhol. Primeiro, para agradecer desde já o seu apoio e dos deputados Jeferson Alves [União], George Melo [DC] e Catarina Guerra [União]. Todos votaram, no primeiro turno na PEC do ‘Fica Espanhol’, da recomposição do espanhol à grade curricular estadual e nós estamos aqui, sessão após sessão, toda a ordem do dia, colocando a PEC para votação em segundo turno, mas ainda não conseguimos quórum, infelizmente. Mas são bravos esses guerreiros aqui. Vocês sabem que a luta de vocês é justa”, informou.

O parlamentar esclareceu ainda que dialoga com os demais parlamentares para que o documento seja aprovado em segundo turno. “Saibam do nosso esforço, comprometimento de trabalhar deputado por deputado, conversando, dialogando. E se aprovamos no primeiro turno, vamos buscar a aprovação em segundo”, disse.

Leia também:

Projeto define antissemitismo e veda negação ou relativismo do Holocausto

Postado em 25 de abril de 2025

Empresários de Roraima participam da Automec 2025 em missão promovida pelo Sebrae

Postado em 25 de abril de 2025

Bolsonaro apresenta piora clínica e vai passar por novos exames

Postado em 25 de abril de 2025