Pesquisar

FORTALECIMENTO ALE-RR firma parceria com dirigentes indígenas para desenvolvimento de políticas públicas em 2025 | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Políticas públicas para desenvolvimento dos povos indígenas foram principais temas discutidos – Marley Lima/SupCom/ALE-RR

O presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (6) uma comitiva da União dos Dirigentes Indígenas Municipais (Undim) de Roraima, formada por secretários de Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

O secretário municipal de Assuntos Indígenas de Alto Alegre e presidente da união, Romário Duarte, apresentou ao chefe do Legislativo as dificuldades e necessidades das pastas, para que juntos as instituições planejem e articulem políticas públicas voltadas às principais demandas para 2025, que envolvam melhorias para a agricultura, educação, saúde, entre outros.

Conforme Duarte, grande parte da população do Estado é formada por indígenas e, por meio do Ministério dos Povos Indígenas, a instituição busca melhorias, projetos e parcerias, para valorizar a cultura.

Nós estamos nos fortalecendo e nos planejando para 2025’, explicou o secretário Romário Duarte – Marley Lima/SupCom/ALE-RR

“Nós estamos nos fortalecendo e nos planejando, com auxílio do CAM [Centro de Apoio aos Municípios], da Escolegis, da deputada Catarina Guerra [União]. Queremos agradecê-los por estarem dando a oportunidade de os municípios estarem se organizando e se aperfeiçoando para que, em 2025, executemos nossos projetos e ações”, frisou ao ressaltar que, em abril, o parlamento estadual também será crucial para o desenvolvimento da ODS 18 no Estado, uma iniciativa do governo federal de combate ao racismo, discriminação racial, xenofobia e outras formas de intolerância.

Soldado Sampaio avaliou o encontro como proveitoso e reafirmou o compromisso da Casa Legislativa em apoiar e atender, no que for possível, as demandas da classe, em especial, no que diz respeito ao acesso a editais dos Ministérios dos Povos Indígenas, de disponibilização de recursos para serem investidos nas secretarias.

Soldado Sampaio avaliou encontro como proveitoso e reafirmou compromisso da Casa Legislativa em apoiar demandas da classe – Marley Lima/SupCom/ALE-RR

“A Assembleia se comprometeu, através do CAM e da Escolegis, ainda em janeiro, no mais tardar fevereiro, a fazer uma capacitação parecida com a que foi feita com a Lei Paulo Gustavo, que foi um sucesso. Nós tivemos êxito total por parte daqueles movimentos culturais. Ficamos de discutir em abril um seminário para preparar as pastas e consolidar as reivindicações junto ao poder público federal. Fiquei feliz em recebê-los e colocamos o Legislativo à disposição”, concluiu Sampaio.

I Encontro

Nesta quinta-feira (5), ocorreu o ‘I Encontro Estadual de Secretários Indígenas de Roraima’, na sede do CAM (Centro de Apoio aos Municípios), ligado à Superintendência de Programas Especiais do Legislativo.

Foram apresentadas e discutidas as principais especificidades e demandas de cada pasta participante, para planejar e alinhar ações em conjunto com o Ministério dos Povos Indígenas para 2025.

Na oportunidade, também foi debatido um prévio direcionamento para a apresentação do plano que cada secretaria deve formular para a COP 30, a Conferência sobre as Mudanças Climáticas que ocorrerá em novembro do ano que vem, em Belém do Pará.

Participaram ainda da reunião a superintendente de Programas Especiais da Casa, Marília Pinto, e os secretários municipais Indígenas, Vilma Rufino, de Mucajaí, Valério Eurico da Silva, de Normandia, Delton Melo, de Pacaraima, e Geolmir Melquior Messias, de Uiramutã.

Texto: Suzanne Oliveira

Fofos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Câmara aprova acordo com a Holanda sobre informações sigilosas; proposta vai ao Senado

Postado em 20 de junho de 2025

Inmet emite alerta vermelho para chuvas no Rio Grande do Sul

Postado em 20 de junho de 2025

TURISMO ACESSÍVEL
ALE-RR encerra segundo ciclo de capacitação do Turistea com foco na inclusão

Postado em 19 de junho de 2025