Pesquisar

Forças de Segurança participam de curso de pilotagem de drone

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Termina sexta-feira, dia 14, o curso de pilotagem de drone/RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems) Classe 3. As atividades foram ministradas nas instalações da Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), entre os dias 10 e 14 de abril, e teve carga horária de 44 horas.

 

A capacitação faz parte da parceria entre o Governo do Estado com o Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia). O objetivo do curso é otimizar a capacidade das forças de segurança no monitoramento e identificação de ilícitos, bem como nas operações em todo o Estado.

 

Além disso, o treinamento permitiu aos participantes operarem drones em simulações de atividades de reconhecimento, inteligência, vigilância, busca e salvamento, voos noturnos, além do estudo da legislação aeronáutica.

 

O secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Ellan Wagner, ressaltou a importância do adestramento no combate aos crimes ambientais no Estado.

 

“A capacitação de pilotagem e operação de drone advém de um acordo de cooperação que está sendo firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e o Censipan. Pretendemos com isso formar operadores das forças de segurança a fim de combater crimes ambientais. Isso demonstra a importância e atenção que o Governo tem desprendido com relação a essa temática, hoje, tão em foco no nosso estado” destacou.

 

A habilitação contou com a participação de agentes integrantes da Polícia Militar de Roraima, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Casa Militar e Secretaria de Segurança Pública.

 

Ainda de acordo Wagner, a parceria vai possibilitar a realização de ações futuras com uso de novos exercícios.

 

“Esse é um dos primeiros cursos que vão ser executados através desse acordo de cooperação entre o estado e o Censipam. Então a gente pode esperar um nível muito alto e um desenvolvimento de ações mais concisas das forças de segurança, para defesa do nosso território” reforçou.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025