A Força Nacional de Segurança Pública celebrou, nesta sexta-feira (13/9), em Roraima, a formatura de 84 novos agentes após a conclusão da 96ª Instrução de Nivelamento e Conhecimento (INC). O ciclo de formação foi especialmente adaptado para as necessidades da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Yanomami (TIY), com foco no combate ao garimpo ilegal.
Além do treinamento técnico em segurança, os agentes foram preparados para lidar com as particularidades culturais e sociais das comunidades indígenas. O curso incluiu disciplinas como direitos humanos, uso progressivo da força, polícia comunitária, tiro defensivo e noções sobre povos indígenas e ofidismo (manejo de situações com serpentes).
A capacitação durou 22 dias, com uma carga horária de 150 horas-aula, divididas entre atividades teóricas e práticas, além de palestras com representantes de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal, ICMBio, Ibama, Polícia Federal, Funai, Polícia Militar de Roraima e especialistas em saúde pública.
Força Nacional
A Força Nacional desempenha um papel fundamental dentro da Terra Indígena Yanomami, protegendo diretamente sete comunidades situadas no território. Sua atuação visa garantir a segurança das comunidades Yanomami e Ye’kwana. Além disso, a Força Nacional colabora estreitamente com outras agências do Governo Federal, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para fiscalizar e combater áreas utilizadas na logística do garimpo ilegal.
Durante a cerimônia, o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, destacou a importância de mais agentes da FN nas operações de segurança na Terra Yanomami. “Estamos hoje fortalecendo as equipes do governo federal para garantir que o garimpo ilegal seja combatido de forma rigorosa e eficiente. Sejam bem-vindos”, afirmou Nilton.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o coronel Fernando Alencar Medeiros, diretor da Força Nacional; Nilton Tubino, diretor da Casa de Governo da Presidência em Roraima; Ellan Wagner Oliveira de Souza, secretário de Estado de Segurança Pública de Roraima; coronel Miramilton Goiano de Souza, comandante geral da Polícia Militar de Roraima; coronel Valdeane Alves de Oliveira, subcomandante geral da PMRR; Luciano Silvestre, delegado geral adjunto da Polícia Civil; Adolfo Pereira, representante da Superintendência Regional da Polícia Federal de Roraima; e Marcelo Aguiar da Silva, superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal.
Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais