Pesquisar

‘FLOR DE CEREJEIRA’ Secretaria ligada à ALE-RR implanta grupo motivacional para mulheres em Rorainópolis | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Grupo terapêutico fornecerá suporte emocional às participantes – Alfredo Maia/SupCom ALE-RR

A Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em Rorainópolis, inaugura nesta quarta-feira (12) o grupo terapêutico “Flor de Cerejeira – Se faça um favor, olhe para você com amor!”. Destinado às mulheres que precisam de suporte emocional, sejam elas vítimas ou não de violência doméstica e familiar, os encontros terão foco no autoconhecimento e no crescimento pessoal.

No total, serão 13 reuniões, todas as quartas-feiras, das 15h às 16h, cada turma. Até o momento, a primeira conta com dez inscritas. Conforme a coordenadora Thayze Florêncio, cada encontro trabalhará um tema diferente e o incentivo à renovação, tal qual o nome do grupo.

‘Finalidade é florescer com a Flor de Cerejeira, simbolizando a beleza e a renovação constante da vida’, explicou a coordenadora do Núcleo, Thayze Florêncio – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

“Queremos que elas tenham hábitos saudáveis, que expressem a gratidão, o desapego, compartilhem suas histórias e experiências sensoriais. Queremos trabalhar com elas um todo, no qual possam se autoconhecer e promover uma reflexão sobre a sua identidade. A finalidade é florescer com a Flor de Cerejeira, simbolizando a beleza e a renovação constante da vida”, explicou Florêncio.

 

 

 

 

Extensão das atividades

Segundo Hannah Monteiro, diretora do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), o objetivo é estender os serviços feitos na capital para o interior e auxiliar as mulheres da região a se enxergarem por uma perspectiva positiva.

‘Grupo ajudará a mulher a aumentar sua autoestima’, disse a diretora do Chame, Hannah Monteiro – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“O grupo ajudará a mulher a aumentar sua autoestima, a se ver melhor, a enfrentar os problemas da vida e do dia a dia. As vítimas de violência atendidas pelo Chame, por exemplo, terão um acompanhamento diferenciado daquele feito normalmente pela equipe multidisciplinar”, explicou Monteiro.

Ainda de acordo com ela, o novo grupo é semelhante ao originário “Flor de Lótus”, que fica na sede da SEM em Boa Vista. O grupo segue para sua terceira turma e tem superado as expectativas da SEM, devido à grande procura.

“Tivemos um retorno positivo com relação às duas primeiras turmas. É um grupo no qual observamos bons resultados. Diferentemente dos atendimentos individuais, nele, as mulheres podem trocar experiências e se incentivarem. Tenho certeza de que a próxima será um sucesso e que atingiremos nosso objetivo, que é dar forças para que elas enfrentem suas dificuldades. Esperamos que mais pessoas participem”, reforçou.

Como participar

 

Interessadas em entrar para o grupo terapêutico, podem buscar mais informações pelo ZapChame, no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados, ou presencialmente no núcleo da SEM em Rorainópolis, na Avenida Dra. Yandara, 3058, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Simbologia

Originária do Japão, onde é considerada sagrada, a flor de cerejeira, conhecida também como sakura, significa beleza, feminilidade, amor, felicidade, renovação e esperança. A escolha do nome para o grupo se deu pela sua simbologia. Na mitologia japonesa, a princesa Konohana Sakuya Hime é considerada a divindade das flores e montanhas. Frequentemente, ela é retratada como a deusa das cerejeiras em flor e associada à pureza e renovação da vida.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Alfredo Maia/ Eduardo Andrade/ Jader Souza

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

INCLUSÃO E TURISMO
Turistea encerra 2025 com reconhecimento nacional

Postado em 16 de dezembro de 2025

Estudantes de Caracaraí representam o Brasil em torneio escolar na Guiana

Postado em 16 de dezembro de 2025

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025