Fiocruz Piauí promove 1ª Confluência de Travestis e Transgenêres — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Durante evento, será entregue o Prêmio Monique  Santos: Saúde, Cidadania e Direitos Humanos

 

Para marcar o Dia da Visibilidade Trans (29/01), a  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Piauí promoverá, na próxima terça (30/1), o evento 1ª Conferência de Travestis Transgêneres Interseccionadas na Saúde Mental. Ao final do encontro, será entregue o Prêmio Monique  Santos: Saúde, Cidadania e Direitos Humanos. A premiação foi criada pela Fiocruz Piauí em 2019 e tem como objetivo reconhecer pessoas –  principalmente travesti e trans – que se destacam em ações, lutas e resistência junto a este segmento da população.

A celebração será realizada, das 8 às 17h, no Auditório Leste da Universidade Federal do Delta Parnaíba, na cidade de Parnaíba (PI), com uma grande mobilização que contará com participação de Jovanna Cardoso da Silva, a Jovanna Baby – considerada uma das pioneiras da organização e do ativismo travesti e trans no Brasil.

A iniciativa tem como destaque a roda Narrativas Travestis: abrindo caminho com navalhas ancestrais, comandada por Jovanna Baby. A programação inclui ainda as mesas-rodas A importância da cis aliança no acesso aos direitos a saúde da população trans e Tenda de vivencias trans e travestis – comandadas por nomes como Vladimir Félix (co-fundador do Acolhe Trans e professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba), Jessyka Rodrigues (pesquisadora da Fiocruz Piauí e integrante da executiva do Fórum Internacional de Travestis e Transexuias Negras e negros [Fonatrans]), Petra Roque (atriz e mestranda no programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba) e Paloma Andrade (palestrante e integrante do Acolhe Trans).

O encerramento contará com a vivência e manifestação artística, cultural e política Mulheragem. O evento é aberto para o público em geral, além de profissionais e estudantes das áreas de saúde, educação e afins.

Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) 

Edição: Ailane Silva




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministro assina termo de cooperação para implantar núcleo em Amajari | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024