Pesquisar

FENALE Servidores do Legislativo pedem retirada da PEC 32 e fim da taxação de aposentados e pensionistas | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) participaram nesta quarta-feira (9) do 46º Encontro da Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal), que ocorre durante a 25ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no Recife (PE). Eles pediram a retirada da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 32, que tramita no Congresso Nacional e trata da reforma administrativa, além do fim da taxação de aposentados e pensionistas. O evento segue na capital pernambucana até sexta (11).

 

“Os servidores são responsáveis por garantir os atendimentos a que todo cidadão tem direito, ofertados gratuitamente pelo Estado. Estamos nos setores de saúde, educação, segurança pública, assistência social, entre tantos outros necessários à população mais carente. E essa proposta, se aprovada, causará grandes prejuízos, como redução de salários, fim da estabilidade e a precarização do serviço público”, disse a presidente da Associação dos Servidores do Poder Legislativo de Roraima (Assepol), Adriana Cruz.

 

O presidente da Fenale, José Eduardo Rangel, que também é vice-presidente do Sindicato dos Servidores Efetivos, Ativos e Inativos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Sinseal/RJ), disse que a intenção é que seja feito um estudo mais aprofundado de todas as consequências possíveis, caso a PEC, que muda as regras para futuros servidores e altera a organização administrativa do serviço público, seja aprovada nos termos propostos.

 

“Nós temos uma preocupação que já vem desde 2020, quando foi encaminhada pelo Governo essa proposta, denominada reforma administrativa. E nós temos absoluta convicção de que se essa PEC vier a ser aprovada, será a completa destruição da estrutura do serviço público. E que vai atingir, principalmente, as camadas mais vulneráveis da população”, destacou.

 

 

Rangel disse ainda que a Fenale já encaminhou ofício ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), com cópia para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL).

“Solicitamos ao presidente Bolsonaro que requeresse, nos termos regimentais da Câmara dos Deputados, a retirada dessa PEC 32 para que receba novas informações, novos estudos. E no mesmo expediente, que ele solicitasse à Câmara que paute, vote e aprove a PEC 555 de 2006, para terminar com essa cobrança indevida e injusta da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, que é uma penalidade muito grande”, ressaltou.

Associação de Servidores se torna entidade parceira da Fenale

 

A presidente da Assepol, Adriana Cruz, que participa pela segunda vez da Fenale, destacou que a defesa dos interesses dos servidores da Assembleia Legislativa de Roraima fica fortalecida com o apoio da federação que representa todos os servidores do país.

“Além de ouvir e compartilhar nossas experiências, essa é a primeira vez que a Assepol participa como entidade parceira da Fenale. E isso é importante porque a partir de agora a nossa luta se fortalece. Nós trouxemos um pouquinho do que está acontecendo hoje com nossos servidores, os benefícios conquistados, o nosso trabalho de reformulação do PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração], que no momento é o assunto mais importante para os servidores do Legislativo de Roraima”, disse.

A compreensão de que os servidores públicos servem ao Estado e de que a administração pública deve oferecer o melhor serviço possível à população, motivam o economista João Oliveira de Souza, servidor efetivo da ALE-RR, a participar desses encontros.

“Sempre que eu posso, procuro participar, porque a cada participação adquirimos novas experiências, agregamos novos valores e isso para mim é fundamental para o trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa, que é voltado sempre a buscar o melhor atendimento ao público, que é nossa finalidade principal”, falou.

 

 

O presidente da Fenale, José Eduardo Rangel, agradeceu a participação da comitiva roraimense e destacou o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), aos servidores efetivos.

“A Fenale sempre teve por Roraima um carinho extraordinário e a vinda da Assepol, com a possibilidade da criação do sindicato. Quero agradecer ao presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, que está acenando com o apoio para que a categoria possa ser estruturada. Contem com a Fenale para que a gente possa caminhar juntos. Nós, servidores dos poderes legislativos do Brasil, precisamos estar unidos para enfrentar qualquer tipo de ameaça que venha nos retirar direitos e conquistas que foram alcançados durante muitos anos de dedicação exclusiva ao serviço público”, completou.

Texto: Leo Daubermann

Enviada especial ao Recife-PE

Foto: Marley Lima

Enviado especial ao Recife-PE

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025