Buscando fortalecer e melhorar o desempenho dos estudantes sobre questões matemáticas, o projeto “Feira Livre Palmira: educação financeira começa na escola” da Escola Municipal Palmira de Castro Machado, desenvolve habilidades e competências empreendedoras com alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental através de atividades em sala de aula e feirinha de negócios.
Tendo como foco a educação financeira por meio da matemática, precificação e sustentabilidade, o projeto foi implementado com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos.
Formar estudantes que saibam trabalhar suas potencialidades é extremamente importante porque estamos mostrando o leque de oportunidades que o empreendedorismo pode oferecer, disse a coordenadora pedagógica, Welen Barroso da Silva.
Dividido em três etapas, o primeiro passo do projeto foi apresentar os princípios da educação financeira para os alunos e professores com palestras e oficinas.
Contamos com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Educação que forneceram essas orientações, proporcionando formação e conscientização sobre o uso do dinheiro em diferentes perspectivas, explicou a coordenadora.
Desempenhado em sala de aula, a segunda etapa do projeto consiste na abordagem de atividades lúdicas realizadas pelos professores sobre compras, poupança, planejamento financeiro, segurança e lazer.
Trabalhamos com jogos educativos, pequenas competições para ajudar a fixar os assuntos, além da confecção de notas fictícias de dinheiro para eles se familiarizarem com as cédulas, acrescentou.
Promovendo a conscientização sustentável a última etapa do projeto foi norteada pelo protagonismo dos alunos e a criatividade, pois eles produziram brinquedos e produtos artesanais com materiais recicláveis que culminou na realização da ‘Feira Livre Palmira’.
Essa ação foi resultado de todo o trabalho realizado pelos alunos, professores, equipe gestora e comunidade, sendo organizada por turno onde os professores estiveram junto com os alunos mediando as vendas, complementou Welen.
Nas barracas houve vendas de alimentos (Bolo, Cachorro-Quente, Pipoca Gourmet, Dindin, Sorvete, Picolé) artesanato, plantas, brinquedos, canetas decoradas, pinturas de rosto, pescaria e barraca das pipas. Com o sucesso do projeto, a feirinha também contou com parcerias que contribuíram com prêmios que foram colocados para o bingo e leilão realizados no evento.
Outro destaque é que durante a feira, os clientes iam até o caixa para trocar o valor real por cédulas de valores fictícias para os alunos terem contato com as notas e manuseá-las de maneira cuidadosa. Como resultado, a feira arrecadou o valor expressivo de R$ 10.898,00 reais com as vendas.
A principal inovação educacional dentro do projeto foi o protagonismo dos alunos com os conhecimentos voltados para sustentabilidade financeira, ou seja, além de preservar, cuidar e reaproveitar materiais já expostos na natureza, eles também tiveram a oportunidade de empreender, ganhando o dinheiro pelos produtos expostos na feira, finalizou a coordenadora.
PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR
Premiação correalizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare identifica, valoriza e divulga projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil focados na educação empreendedora. Professores interessados em participar da 2ªEdição do Prêmio Educador Transformador têm até o dia 05 de fevereiro para se inscrever, não perca essa oportunidade. Inscreva-se aqui.
Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!