FAZENDO A DIFERENÇA | Em 2023, Hemoraima distribuição mais de 19 mil bolsas de sangue para hospitais

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Ao longo do ano de 2023, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) realizou a distribuição de 19.327 bolsas de sangue para unidades hospitalares da rede pública e privada do Estado.   

Esse resultado só foi possível graças à execução de várias estratégias por parte das equipes da Unidade, seja por meio da convocação de voluntários, da presença de doadores voluntários ou de reposição e realização de campanhas com parceiros.

“É fundamental que as pessoas saibam em números o quanto podem ajudar e o quanto podemos precisar delas cada vez mais. É importantíssimo para o paciente que está precisando, e para que o doador sinta a importância do seu ato de doar”, destacou a enfermeira do setor de triagem do Hemoraima, Liliana Bezerra.

Considerada vital para que não haja desassistência ao paciente que precisa de uma transfusão de sangue, o Hemoraima busca mecanismos que garantam o pleno abastecimento do estoque de hemocomponentes no nosso estoque, uma vez que as demandas costumam aumentar na mesma proporção em que há diminuição do comparecimento de doadores regulares.

“A necessidade de bolsas de sangue não para, temos rotineiramente acidentes, cirurgias de grande porte e doenças que necessitam de sangue. Nós precisamos de você doador e de você que ainda não é doador, que vocês se sensibilizem e entendam que com um simples ato de doar sangue você pode fazer a diferença em uma vida”, reforçou Liliana.

Para ser doador é preciso ter a partir de 16 anos até os 69 anos, caso seja menor de idade é necessário estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.

Além disso, é importante que o voluntário esteja saudável, não apresente sintomas de gripe, ou alergias, nem tenha ingerido bebidas alcoólicas a menos de 24h antes da doação.

É importante ressaltar ainda que doadores do sexo masculino podem doar a cada 61 dias e mulheres precisam de um intervalo de 91 dias para fazer a doação.

“E cada vez que você se dispõe a fazer sua doação de sangue, você está ajudando até quatro pessoas”, completou.

SERVIÇO HEMATÓGICO

Além do serviço de coleta de sangue, o Hemoraima também dispõe da Clínica Hematológica, principal referência em Roraima no tratamento de doenças benignas relacionadas ao sangue.

“Quando fala em Hemocentros, pensamos logo na parte de doação e distribuição de sangue, mas o Hemoraima também conta com o cuidado hematológico às pessoas que precisam de tratamento., salientou a Diretora-Geral do Hemoraima, Patrícia Veríssimo.

Em 2023, segundo os dados da unidade, foram contabilizados 6.778 atendimentos a pacientes do Estado.

Segundo a diretora, o ambulatório de Hematologia realiza um atendimento multidisciplinar para todos os pacientes hematolőgicos, tanto crianças como adultos, com serviços especializados em hematologia, clínica médica, pediatra, clínica geral, infectologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, psiquiatria, assistência social e endocrinologia.

“Nós contamos com toda a linha de cuidado para atender, acompanhar e oferecer uma melhor qualidade  de vida aos pacientes. 2023 foi um ano de muitos atendimentos e achamos importante compartilhar esse resultado satisfatório ”, reforçou Patrícia.

Para marcar uma consulta, é preciso ter um encaminhamento de outro médico, além de apresentar o CPF e cartão do SUS. Após isso, o paciente passará por triagem e investigação.

 

FUNCIONAMENTO

O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593 ou (95) 98116-7367.  

 

 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Exército apura arsenal em apartamento incendiado em Campinas

Postado em 27 de fevereiro de 2024

AÇÃO FISCALIZATÓRIA Comissão de Saúde da ALE-RR discute necessidade médica em Hospital Geral de Roraima | ALE-RR

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Caer realiza mutirão para revisão das faturas de água   – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 26 de fevereiro de 2024

MDHC apresenta a ministérios, na Casa Civil, eixos que comporão o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa — Agência Gov

Postado em 26 de fevereiro de 2024