EXPOFERR 2023: Sebrae/RR estimula o empreendedorismo e sustentabilidade em crianças e adolescentes | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Sebrae Roraima recebeu neste sábado (18), no Pavilhão do Agronegócio instalado na 42ª Edição da Expoferr, no Parque de Exposições Dandãenzinho, zona Rural de Boa Vista, estudantes do 9º ano do Colégio Claretiano, rede Privada de Ensino, crianças e adolescentes visitantes da Feira Agropecuária.

Os adolescentes foram recebidos pela coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae/RR, Graciela Míssio, e participaram de dinâmicas voltadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e palestras “Empreendedorismo e Sustentabilidade” e “Empreendedorismo: Como criar meu projeto de vida”.

“Quando temos grandes eventos, devemos pensar em quais ações a gente pode fazer de sustentabilidade para que enxerguem que isso é bonito, mas que eles precisar estar preocupados com o que é sustentabilidade”, explicou Graciele.

Em outra abordagem, Graciela apresentou o empreendedorismo como projeto de vida para quem pretende ou não empreender, as formas de aplicação no dia a dia, criatividade e como enxergar as oportunidades para melhorar as habilidades individuais.

Na dinâmica, a facilitadora do encontro pediu para que os estudantes apresentassem ideias de desenvolvimento sustentável para fazer na Expoferr. O intuito foi mostrar a possiblidade em unir a sustentabilidade com a rentabilidade financeira. “Que lixo pode se transformar em algo que dê dinheiro e que pode ser descartado de forma correta”, reformou a coordenadora de Educação Empreendedora.

O grupo da estudante Maria Eduarda Oliveira apresentou mais de 10 sugestões inspiradas nos ODS para próxima Expoferr, entre elas a separação do lixo, aproveitamento das fezes de animais para adubagem das plantas, uso de transporte público para redução de veículos, fogos sem pirotecnia sonora e doação.

“O que mais chamou a minha atenção aqui na Feira foi o uso de fogos de artifício porque aqui é uma exposição de animais e usarem fogos barulhentos, que faz mal a pessoas com deficiência e animais”, e as palestras e dinâmicas, complementou Maria, auxiliará aos jovens a serem mais cuidadosos.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram apresentada em 2016 e assinada por líderes mundiais para melhoria da qualidade de vida humana na Terra até 2030, são eles:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem-estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energia limpa e acessível;
  8. Trabalho descente e crescimento econômico;
  9. Indústria, inovação e infraestrutura;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Consumo e produção responsáveis;
  13. Ação contra a mudança global do clima;
  14. Vida na água;
  15. Vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes; e
  17. Parcerias e meios de implementação
A participação do Colégio, explicou a coordenadora pedagógica Mayara Cândido, fomentará ainda mais a aplicação dos ensinamentos na escola e na vida dos estudantes.

“É uma bagagem que nós levaremos para vida. Na disciplina de geografia a gente trabalha a sustentabilidade com eles, outras disciplinas como Projeto de Vida, feiras acontecem na escola como a Feira do Empreendedorismo, de Inovações e isso a gente engloba diariamente no planejamento pedagógico com eles”, frisou.

Conforme Graciela Míssio, a ideias apresentadas pelos jovens nas dinâmicas servirão de base para apresentar a organização da Expoferr no próximo ano.

!important;”>-

“Foram pensadas com criatividade aqui dentro da oficina para que eles possam pensar para próxima Feira. Foram, em média, 12 a 15 ideias e se a Feira conseguir aplicar pelo menos cinco a gente fica muito feliz”.

SEBRAE/RR NA EXPOFERR

A instituição faz parte do Pavilhão Integrado do Agronegócio em parceria com a Federação da Agricultura de Roraima (Faerr), Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fierr), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). O espaço está localizado próximo a entrada principal da Expoferr.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

‘IncluirPod’ Com participação de ouvintes e convidados, primeiro episódio de podcast da Rádio Assembleia tira dúvidas sobre TEA | ALE-RR

Postado em 20 de abril de 2024

FGV publica resultado preliminar da prova de títulos no Edital 2 do concurso da Câmara – Notícias

Postado em 20 de abril de 2024

Lei Paulo Gustavo permite pluralidade a diversificação da produção local — Agência Gov

Postado em 20 de abril de 2024

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança no Pacaembu

Postado em 20 de abril de 2024