Pesquisar

Estudantes de Normandia brilham em olimpíadas de Química e se tornam destaque no Brasil

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Colégio Estadual Militarizado Mariano Vieira, localizado no município de Normandia, encerra o ano com um bom resultado e suas estudantes conquistaram posições de destaque em duas olimpíadas de Química, sendo reconhecidas em nível estadual, regional e nacional.

Os resultados vieram da Quimeninas (Olimpíada Nacional Feminina de Química) e da ORQ (Olimpíada Roraimense de Química), reafirmando o potencial científico dos jovens da região das serras e o compromisso da escola com o ensino de ciências.

Quimeninas

Na Quimeninas, competição voltada exclusivamente para mulheres, duas estudantes do Mariano Vieira se destacaram: Joelma de Aquino Rocha conquistou o 1º lugar estadual e também garantiu o 2º lugar na Região Norte; e Maria Eduarda Costa, que alcançou o 3º lugar na Região Norte.

Para Joelma, o resultado representa muito mais do que só uma medalha. “Essa medalha é um orgulho para mim, pois representa meu esforço e dedicação. Mostra que, mesmo com desafios, é possível ir além do que imaginamos. Espero que inspire outras meninas a acreditarem no seu potencial e seguirem seus sonhos. Muito obrigada”, contou emocionada

Além delas, outras três alunas receberam Menção Honrosa pelo desempenho acima da média: Ana Rosa dos Santos Ferreira, Hemilly Kamylla de Almeida e Lanna Giselly de Souza Correia.

Olimpíada Roraimense de Química

Na ORQ, o colégio conquistou medalhas em todas as categorias. Os estudantes Richard Gabriel da Silva, Maria Helena da Silva Santana Firmino e Gleice Kamylle Guedes de Almeida garantiram as medalhas de ouro, enquanto Yennyfer Airan Gadelha Herreira conquistou a prata. Já as medalhas de bronze ficaram com Ana Karolina Isaac Esbell, Suanny Yully Pinage da Silva e Estefany Soares de Lima.

O professor responsável pelas equipes, Antônio Cruz, destaca o impacto do trabalho coletivo.

“Os resultados são o fruto de um projeto de excelência, acompanhado pelas coordenadoras, que se dedicaram a criar um grupo de apoio para envio de apostilas e videoaulas. Além disso, realizamos revisões simuladas em horários opostos para garantir a preparação dos alunos. É um orgulho ver o nome do colégio entre os melhores do Estado”, destacou.

Para os estudantes, o reconhecimento tem impacto direto na autoestima e no futuro acadêmico.

“O reconhecimento recebido pelos estudantes é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Quando são elogiados e valorizados, eles ganham confiança e acreditam mais em si mesmos. Isso aumenta o interesse pelos estudos e a motivação, levando-os a se dedicar mais e buscar melhorias constantes”, disse Maria Helena Santana, medalhista de ouro.

Os resultados do CEM Mariano Vieira revelam o empenho dos estudantes, o comprometimento dos professores e o papel da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em incentivar práticas pedagógicas voltadas ao ensino das Ciências.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025