Pesquisar
TRABALHO PREVENTIVO

Estudantes de escola da capital conhecem trabalho do CHAME durante palestra sobre violência

Segundo deputada Betânia Almeida, ação será levada para outras unidades de ensino do Estado
Foto: Eduardo Andrade

Compartilhe:

Por Juliana Dama

O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveu nesta quarta-feira (22) uma palestra sobre violência doméstica e familiar a estudantes da Escola Estadual Lobo D’Almada, no Centro de Boa Vista.

De acordo com a procuradora especial da Mulher, deputada Betânia Almeida (PV), a ação propõe debater o assunto com os alunos de maneira educativa e será levada para outras escolas da capital e do interior do Estado.

“Trabalhamos a conscientização com esses jovens, adolescentes e crianças para que, por meio da educação, possamos abordar esse assunto tão sério. Nos envergonha trabalhar tanto e não ver esse índice diminuindo, pois Roraima continua como um dos estados em que mais se comete feminicídio. Acredito que a educação muda vidas. É uma responsabilidade nossa livrar essas meninas da violência doméstica”, disse a deputada.

Segundo a psicóloga do CHAME, Marcilene Melo, é de extrema importância fazer um trabalho de prevenção com os jovens, para que, desde cedo, possam entender o ciclo da violência doméstica e saibam como rompê-lo.

“Todas as mulheres infelizmente estão à mercê da violência. Nós precisamos divulgar esse assunto porque os adolescentes se relacionam cedo. Se até para um adulto é difícil reconhecer que está dentro do ciclo de violência, é ainda mais para um adolescente que tem poucas vivências. É de extrema importância trazer esse tema para as escolas para que seja feito um trabalho de prevenção e para que os jovens saibam que podem procurar ajuda e denunciar”, explicou a psicóloga.

A estudante da 2ª série Ana Karolina, de 16 anos, foi uma das adolescentes que acompanhou a palestra. Para ela, a informação possibilita que os jovens conheçam maneiras de buscar ajuda quando necessário.

“Hoje eu aprendi a importância do CHAME. É fundamental essa divulgação nas escolas porque muitos não sabiam da existência do ZapChame. Com a divulgação, eu e outras pessoas sabemos como procurar ajuda”, disse Ana.

CHAME

O Centro Humanitário de Apoio à Mulher faz parte da Procuradoria Especial da Mulher e funciona na avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista, e em Rorainópolis, na BR-174, próximo à rodoviária.

As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço. A população também pode buscar apoio e orientação pelo ZapChame, no número (95) 98402-0502, 24h por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

PUBLICIDADE

Leia também:

Samba na Gamboa estreia nova temporada com Teresa Cristina — Agência Gov

Postado em 8 de dezembro de 2024

Sebrae Roraima encerra 2024 celebrando conquistas e fortalecendo parcerias na 12ª Reunião do CDE | ASN Roraima

Postado em 8 de dezembro de 2024

‘Noite do Empreendedor’ celebra grandes nomes do empreendedorismo roraimense | ASN Roraima

Postado em 8 de dezembro de 2024

SISTEMA IGUALITÁRIO Deputados de Roraima participam de painel sobre papel do parlamento na transformação educacional | ALE-RR

Postado em 8 de dezembro de 2024