Pesquisar

Estudantes de Caracaraí representam o Brasil em torneio escolar na Guiana

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O esporte educacional de Roraima ultrapassou fronteiras e ganhou projeção internacional. Os alunos-atletas da Escola Estadual de Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, no município de Caracaraí, já estão em Georgetown, capital da República Cooperativista da Guiana, para disputar o KFC Goodwill School Football Tournament 2025

O campeonato escolar internacional reúne equipes de seis países e promove integração esportiva, cultural e educacional entre jovens estudantes. A programação oficial da competição iniciou nesse domingo, 14.

Para o aluno-atleta Caio Duarte, capitão da seleção do Brasil, vestir a camisa da escola e representar Roraima fora do país é motivo de orgulho.

“Eu agradeço, em nome dos atletas, à Secretaria de Educação e Desporto (Seed), por proporcionar esse momento incrível e permitir conhecer a cultura da Guiana, que é tão diferente da nossa. Jogar com times de outros países é uma experiência incrível e muito gratificante”, afirmou.

As passagens aéreas foram disponibilizadas pelo Governo da Guiana, por meio do Ministério dos Povos Indígenas e do Esporte, fortalecendo a cooperação internacional no esporte escolar. O Governo de Roraima, por meio da Seed, disponibilizou a ida do grupo de Caracaraí a Lethem.

São 16 alunos-atletas no time de futebol de campo da escola, acompanhados pela professora Rayane Alberti, técnica da equipe; professor Petrônio Silva, auxiliar técnico, e pelos professores Gean Menezes, Nedson Brito e Geovane, do IDR (Instituto de Desporto de Roraima), que dão suporte técnico e institucional à delegação.

Vivência esportiva e educacional além do resultado

A equipe roraimense já entrou em campo e estreou contra a seleção escolar do Suriname. Apesar do placar adverso, o foco da delegação segue na aprendizagem, na vivência cultural e no desenvolvimento dos jovens.

A técnica da equipe, professora Rayane, disse que importante é a oportunidade de participar de um evento tão importante.

“Nossa estreia contra o Suriname não foi exatamente o que esperávamos. Mas, é importante lembrar que o nível aqui é muito alto. Nossa equipe é escolar, não é uma seleção estadual ou nacional, mas estamos fazendo o nosso melhor e vamos aprender com esse jogo para melhorar”, disse.

Educação integral e esporte como formação de cidadãos

Representando o IDR (Instituto de Desporto de Roraima), o professor Gean Menezes enfatizou o papel do esporte como ferramenta educacional e de inclusão.

“O Governo de Roraima está investindo mais nos Jogos Escolares de Roraima, nas categorias Mirim e Infantil, dentro das próprias escolas. Isso inclui melhorar a estrutura e o apoio nos municípios e na capital, e criar planos pilotos para desenvolver algumas modalidades específicas em escolas e municípios selecionados”, afirmou.

Programação intercultural e próximos jogos

Além das partidas, a delegação participa de uma programação intercultural organizada pela coordenação do evento, que inclui a Noite Cultural, com apresentações típicas dos países participantes, momentos de lazer e visitas a pontos turísticos de Georgetown.

A equipe volta a competir nesta semana e segue confiante para os próximos confrontos. A participação dos estudantes na competição reforça o compromisso do Governo de Roraima com a educação integral, o esporte educacional e a formação de jovens que levam o nome do estado para além das fronteiras, com talento, disciplina e espírito esportivo.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Estudantes de Caracaraí representam o Brasil em torneio escolar na Guiana

Postado em 16 de dezembro de 2025

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025