Pesquisar

Estão abertas inscrições para o Seminário Estadual de Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação Migratória

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), anuncia o I Seminário Estadual de Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação Migratória. O evento tem como foco os desafios da alfabetização e do letramento na recomposição da aprendizagem para alunos imigrantes matriculados nas redes de ensino de Roraima.

O Seminário, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro, é destinado a professores da rede estadual e municipal, gestores, coordenadores, orientadores educacionais e outros profissionais da área de educação, incluindo representantes de organizações não-governamentais e lideranças indígenas. As inscrições estão abertas até o dia 18 de setembro e podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/yEKtMuNb7Jq779aA8.

O evento será realizado no auditório da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e está sob a responsabilidade do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). A iniciativa também conta com o apoio da Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima) e da Undime-RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima).

Com uma carga horária de 12 horas e 150 vagas disponíveis, o Seminário contará com palestras e relatos de experiências que visam promover o diálogo sobre práticas pedagógicas inclusivas, diversidade cultural e metodologias voltadas para o acolhimento e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com a coordenadora do Seminário pela Seed, Catarina Padilha, a reunião é uma oportunidade de fortalecer as estratégias já existentes e compartilhar novas metodologias.

“Essa é uma temática que requer atenção e um olhar mais apurado, haja vista que todas as redes de ensino, quer seja do Estado ou dos municípios, vêm fazendo um trabalho de acolhimento e de atendimento de alunos imigrantes, ou seja, aqueles que estão em contexto migratório. Por isso, o Seminário está pensado em trabalhar essas estratégias e fomentar o debate sobre o encaminhamento para novas políticas de atendimento às práticas de alfabetização e letramento”, afirmou a representante da Secretaria de Educação.

A oficial de Educação do Unicef, Nayana Goes, destacou a importância da parceria com a Seed e outras instituições. ” A partir das especificidades encontradas aqui em Roraima, o Unicef fortalece parcerias estratégicas com as instituições locais para que tenhamos redes de ensino qualificadas para acolher e integrar cada criança e adolescente, inclusive migrantes/refugiados e indígenas. Esses momentos de trocas são de suma importância para que possamos aprender com os municípios de Roraima”, disse Nayana.

Programação do Seminário

A programação inclui palestras com temas como “Panorama das políticas de alfabetização e letramento em contextos migratórios” e “Práticas pedagógicas interculturais na educação infantil”, além de exposições e apresentações de práticas pedagógicas exitosas.

 

Leia também:

Caer realiza manutenção na rede de esgotamento sanitário em rua do bairro Caranã

Postado em 19 de julho de 2025

BEM-ESTAR ANIMAL
Mais de 6 mil animais foram cadastrados no programa pioneiro da ALERR

Postado em 18 de julho de 2025

Plano integrado das forças de segurança garante tranquilidade no Arraial da Família Roraimense

Postado em 18 de julho de 2025