Pesquisar

Estado de Roraima é destaque no controle da tuberculose e recebe três certificações do Ministério da Saúde

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Sesau (Secretaria de Saúde) foi destaque nacionalmente pelos avanços no controle da tuberculose, ao receber três certificações durante a reunião anual dos coordenadores estaduais do Programa de Controle da Tuberculose.

O encontro, promovido pelo Ministério da Saúde, foi realizado em Brasília (DF) e reuniu gestores e técnicos de todo o Brasil para avaliar indicadores, metas e estratégias de enfrentamento da doença.

“Isso demonstra o esforço conjunto do Estado e dos municípios no fortalecimento das ações de controle da doença e na ampliação do acesso aos testes e tratamentos recomendados pelo Ministério da Saúde”, afirmou a gerente do Núcleo de Controle da Tuberculose, Ângela Felix.

O primeiro certificado foi pelo maior percentual de municípios que atingiram a meta de cura de casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial, com 46,7%.

O segundo, pelo maior percentual de municípios que alcançaram a meta de proporção de casos de coinfecção TB/HIV –quando uma pessoa tem tuberculose e HIV ao mesmo tempo– em uso de TARV (Tratamento Antirretroviral), com 53,3%.

E o terceiro, pelo maior percentual de municípios que realizaram o teste rápido molecular para diagnóstico da tuberculose, ao atingir 80% de cobertura.

“O Estado tem trabalhado muito próximo dos municípios, porque se eles conseguem desenvolver as ações de controle, isso reflete diretamente nos indicadores estaduais. Trabalhar a tuberculose em Roraima não é fácil, temos uma alta incidência e taxa de mortalidade, além de populações de risco como imigrantes, indígenas e pessoas privadas de liberdade, cada uma com suas particularidades”, explicou a gerente de núcleo.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Corpo de Bombeiros conclui simulação de incêndio e encerra curso de capacitação em Roraima

Postado em 25 de outubro de 2025

AUDIÊNCIA PÚBLICA
ALERR debate impactos econômicos e ambientais da presença de javalis em Roraima

Postado em 25 de outubro de 2025

Comissão aprova proposta que autoriza uso de escola pública para cursinho comunitário

Postado em 25 de outubro de 2025