Pesquisar

ESCUTA ATIVA Ouvidoria Itinerante da ALE-RR recebe demandas durante panfletagem na Feira do Produtor | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Ouvidoria Itinerante da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou na manhã desta sexta-feira (7) uma panfletagem na Feira do Produtor com o intuito de informar a população sobre os serviços oferecidos pela instituição, podendo o cidadão utilizar o canal para denunciar, reclamar, sugerir e até elogiar os serviços públicos.

O ouvidor-geral, deputado Isamar Junior (PSC), acompanhou a ação e durante as abordagens ouviu feirantes e consumidores, que aproveitaram a ocasião para solicitar melhorias para a Feira do Produtor.

 

A dona de casa Rosana Maia conhecia superficialmente o trabalho da ouvidoria. Ela contou que sempre vai à Feira do Produtor, e costuma levar pessoas de outros estados para visitá-la, já que retrata um pouco da cultura local, mas que fica decepcionada com a infraestrutura, que, segundo ela, deveria ser um cartão-postal.

“Sempre venho à feira comprar coisas regionais. Eu falei para o deputado sobre a questão da entrada porque temos amigos que vêm conhecer o Estado e trazemos para ver os produtos. Mas, quando a gente chega nessa entrada, a rua é muito feia, com lama, esgoto, enfim, causa vergonha, pois poderíamos ter uma entrada bonita e agradável”, disse Rosana.

A dona de casa Edilene Maria da Silva, 61 anos, é frequentadora assídua da feira, até porque é moradora do bairro Calungá. Ela também foi uma das consumidoras que falou sobre a infraestrutura da feira, relacionando-a uma questão de saúde pública.

“Como frequentadora da feira, vejo muita sujeira, odor muito forte, a rua lá de fora cheia de buracos e lama, camelôs, tudo desorganizado. Peço atenção das autoridades, que dê uma geral, faça uma coisa mais organizada, até pela questão da saúde, afinal aqui se vende alimento, e se de repente a gente pegar uma dengue… Os feirantes cuidando do seu espaço e as autoridades fazendo sua parte, fica melhor”, sugeriu.

Vanderlei de Oliveira Campos tem 38 anos e começou a trabalhar na feira com a mãe dele, a agricultora Carmélia da Silva, 61 anos, em 1998, quando tinha apenas 8 anos de idade, ou seja, ele se criou na feira. Se os consumidores, que estão de passagem pelo local, reclamam que fede e é sujo, imagina a situação dos feirantes que usam o ambiente como a segunda casa.

“O telhado, quando chove, temos que ‘lonar’ a banca. O piso tem muitos buracos, acumula sujeira e cria bichos. Se lavar, não tem como tirar água. A limpeza externa, eles fazem, assim como coleta de lixo. Se a gente reclama na administração, o administrador diz que não pode fazer nada, que não tem verba. O rapaz da secretaria veio tirar as goteiras, mas onde ele mexeu ficou pior. O secretário vem à feira, olha, anda para lá e para cá, mas não resolve nada”, contou Vanderley.

A infraestrutura precária, garante o feirante, afugenta a clientela. “O cliente abandona a feira porque não tem as mínimas condições de fazer suas compras. A feira só se mantém porque as pessoas gostam dela. Mas quem gosta mais de higiene, vai para o mercado. Eles acham que o produto está contaminado”, reforçou.

Depois de ouvir as demandas da população e dos feirantes, o deputado Isamar Junior disse que vai trabalhar com a Assembleia Legislativa e o Poder Executivo para resolver a situação.

“Vamos à Secretaria saber qual o motivo da falta de limpeza dentro da Feira do Produtor, e ver o que podemos fazer para melhorar tanto a vida da população quanto dos vendedores. Muita gente ainda não conhece a ouvidoria, que é um elo entre a população e o Legislativo, por isso viemos entregar panfletos e fazer a escuta ativa, para que a população saiba que existe esse canal para levar as demandas”, disse o parlamentar.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025