Escola Municipal mobiliza alunos com projeto para diminuir o desperdício da merenda escolar | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Iniciativa implementa práticas sustentáveis sobre consumo e produção responsável.

O projeto “Merenda escolar, um bem indispensável. Não jogue no lixo!” da Escola Municipal Nova Canaã, transformou o refeitório, espaço para alimentação das crianças, em um local de aprendizagem e conscientização contra o desperdício de alimentos e seu reaproveitamento.

Visando diminuir o desperdício da merenda escolar, o projeto criado em 2017, surgiu depois que foi observado a quantidade de alimentos que eram jogados fora pelos estudantes durante o recreio.

Nossa ideia sempre foi reduzir esse desperdício que estava acontecendo e mostrar para os nossos alunos e toda comunidade o quanto isso impacta o meio ambiente e a sociedade, disse a coordenadora da escola, Elizete Pereira Sousa.

As ações do projeto são realizadas durante o recreio e em sala de aula por meio de cartazes de sensibilização e placas informativas sobre como evitar desperdícios. Após as refeições, os alunos depositam as sobras de comida em duas lixeiras de coleta seletiva, uma para casca de frutas e outra para os demais alimentos.

O próximo passo desse ciclo de conscientização é a pesagem das sobras da merenda para analisar o nível de aceitabilidade que as crianças estão tendo com a refeição escolar.

Com o foco de não desperdiçar nada, o reaproveitamento das cascas, talos e sementes, incentivou uma turma da instituição a produzir uma panificação sustentável com esses itens.

Nossa escola é atendida pelo projeto de Educação Empreendedora do Sebrae/RR que é um importante apoiador desta iniciativa, pois trabalhamos ideias e métodos fundamentais do empreendedorismo através da sustentabilidade, frisou.

Com o desenvolvimento do projeto, os alunos junto com os professores criaram uma horta escolar e a partir da coleta de sobras dos alimentos, é realizado a atividade de compostagem (processo de reciclagem do lixo orgânico que transforma matéria em adubo natural), que além de beneficiar o meio ambiente também contribui com a manutenção do cardápio da escola.

Essa ação educativa estimula os alunos a compreenderem o papel da boa alimentação, compartilhando experiências de práticas sustentáveis, conhecimento e inspirando outras instituições de ensino a seguirem o mesmo desígnio, finalizou a coordenadora.

“Merenda escolar, um bem indispensável. Não jogue no lixo!” é um projeto que propõem atividades e dinâmicas com os alunos visando a sustentabilidade e seus benefícios, incentivando boas práticas com intuito de transformar cidadãos melhores, conscientes e atuantes em ações que podem melhorar o lugar onde vivem.

PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

Uma oportunidade imperdível! Professores interessados em participar da 2ª Edição do Prêmio Educador Transformador têm até o dia 05 de fevereiro para se inscrever. A premiação que é correalizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare identifica, valoriza e divulga projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil focados na educação empreendedora. Inscreva-se aqui.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo inaugura vicinal que atenderá comunidades indígenas de Normandia – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 4 de março de 2024

Desenvolve Roraima e Sebrae/RR avançam no planejamento estratégico durante visita consultiva | ASN Roraima

Postado em 4 de março de 2024

Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos

Postado em 4 de março de 2024

FISCALIZAÇÃO Procon Assembleia monitora aplicação da lei que garante meia-entrada a agentes de segurança pública | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024