Escola Estadual desenvolve projeto que incentiva o interesse dos alunos nos estudos através do empreendedorismo | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Ação evidencia que o reaproveitamento de materiais pode ser um grande negócio.

Atrair o interesse e a motivação dos estudantes nem sempre é uma tarefa fácil, pensando nisso, a Escola Estadual Buritis, criou o “Projeto Valores” que incentiva os alunos a melhorarem seu desempenho nas atividades escolares por meio de uma ‘mini’ loja de variedades estruturada na instituição.

Projeto foi implementado, com o propósito de trabalhar os princípios da sustentabilidade e do empreendedorismo, sendo o foco principal, mostrar para os alunos que estudar é algo positivo, divertido e necessário.

Nossa ideia é evidenciar a importância da escola e os motivos pelos quais é preciso se dedicar a está tarefa, como um compromisso e responsabilidade com o próprio futuro, explicou Ivete Rosa Ivo, gestora da Escola.

Baseado na valorização de alguns critérios como assiduidade, frequência, participação e o não uso do celular, os alunos recebem notas de acordo com esses méritos que são utilizados por eles na loja de variedades que a escola montou através de doações.

Somos atendidos pela Educação Empreendedora do Sebrae/RR, que além de dar apoio técnico também é um parceiro fundamental para o desenvolvimento do espírito empreendedor na escola, destacou a gestora.

O comportamento dos nossos alunos comprova que trabalhar o empreendedorismo foi algo importante dentro dessa jornada, pois é um pilar que estimula a criatividade e inovação, ao mesmo tempo que os preparam para o mercado, acrescentou.

Itens como bolsa, material escolar, material de higiene, roupas, calçados, brinquedos e alimentos, ficam disponíveis para os alunos comprarem conforme sua pontuação. Nesta atividade, eles recebem a “Moeda Buritis”, cédula fictícia confeccionada pela escola.

Temos um dia específico para eles terem esse poder de compra, o teto que eles recebem é 100 moedas buritis, que varia de 5 a 100 por pontos obtidos em cada critério. Um ponto equivale a cinco moeda, dois pontos dez moeda e três pontos uma cédula de vinte moeda Buritis, esclareceu.

Evidenciando que o reaproveitamento é uma forma de empreender, o “Projeto Valores” é uma iniciativa que utiliza desde recursos lúdicos a sociais (doações) para a realização de uma ação que promove o estímulo aos estudos, aproximando o âmbito escolar da comunidade em geral e parceiros, que juntos contribuem com a efetivação e realização do projeto.

PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

Premiação correalizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare identifica, valoriza e divulga projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil focados na educação empreendedora. Professores interessados em participar da 2ªEdição do Prêmio Educador Transformador têm até o dia 05 de fevereiro para se inscrever, não perca essa oportunidade!

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo inaugura vicinal que atenderá comunidades indígenas de Normandia – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 4 de março de 2024

Desenvolve Roraima e Sebrae/RR avançam no planejamento estratégico durante visita consultiva | ASN Roraima

Postado em 4 de março de 2024

Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos

Postado em 4 de março de 2024

FISCALIZAÇÃO Procon Assembleia monitora aplicação da lei que garante meia-entrada a agentes de segurança pública | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024