Empreender, por sonho ou necessidade, exige dedicação e comprometimento | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na “A Semana é Delas”, do Sebrae Roraima, empreendedoras são capacitadas a olhar mais para si e para os negócios por estímulo de experiências de quem está no mercado há anos.

A empresária Kytiana Queiroz compartilhou, na noite da última quarta-feira (6), no auditório do Sebrae Ataíde Teive, experiências pessoais e profissionais com mulheres empreendedoras durante a palestra “Seja você influenciadora do seu negócio”. A programação da “A Semana é Delas”, segue até hoje sexta-feira (8) aberta ao público, em especial às mulheres.

A proposta do encontro foi incentivar as participantes empreendedoras, ou que sonham em abrir o próprio negócio, a olhar com mais carinho para os desafios a frente, a compreender que o mercado tem altos e baixos, a ter mais organização e, o principal, a ser a principal influência dentro da própria empresa.

O bom empresário precisa saber que existe a época da ‘vaca magra’ e se organizar na época da ‘vaca gorda, destacou Kytiana.

A empresária Kytiana Queiroz.

Estar à frente do empreendedorismo, acrescentou a palestrante, necessita de comprometimento e dedicação, entender a área de atuação, de criatividade, conhecer as necessidades do cliente e enfrentar os desafios. “Quando eu falo de influenciar, não falo de internet, mas de algo interno. Vocês precisam ser influenciadoras da equipe de vocês, dos clientes, de motivar, de conhecer e saber fazer o trabalho principal e enfrentar as burocracias”, e acrescentou que o importante em todo este processo é estudar, se aperfeiçoar e inovar.

Saber fazer ‘um pouco de tudo’, disse a empresária, é fundamental para empresa andar, seja em relação a manuseio de redes sociais, até mesmo a compreender a situação financeira da empresa. “Falamos sobre saber sim estar digitalmente on-line, mas de você gerir e influenciar as pessoas que estão ao seu redor, a sua equipe, seus clientes, influenciar seus fornecedores para saberem qual a cara da sua empresa, a importância de chegar a montar a empresa e fixar a sua marca e você trabalhar em cima disso”, explicou.

Preocupada com o andamento da empresa do marido no ramo de serviços, a Geane Mendes buscou mais informações na “Semana é Delas” para ajudar a colocar o negócio da família “nos eixos”.

Tem quase dois anos que eu abri uma microempresa para ele e quero aprender mais para ajudar ele. Achei legal em como buscar os clientes, a entender como a nossa empresa ‘nunca sobe’ e o primeiro ponto que nós colocaremos em prática será a organização financeira, adiantou a participante.

Empresaria Geane Mendes.

Na plateia, mulheres (e alguns homens) representavam diferentes segmentos de negócios como vestuário, serviços, alimentos, saúde e estética foram algumas apresentações feitas por quem tirou a noite de quarta-feira a aprender mais e a trocar experiências. Enquanto a apresentação seguia, dúvidas apareciam e eram respondidas por Kytiana.

A Valdeniza Bezerra trabalha com a produção de molhos de pimentas artesanais, geleias, doces e temperos. A primeira mudança será o manuseio das redes sociais como forma de ampliar as vendas e disseminação da marca.

Eu não estou alcançando o meu público-alvo e então eu tenho que mudar a tática, a maneira de usar o Instagram, enquanto isso, segue com a venda direta na Feira do Garimpeiro aos domingos.

Empresaria Valdeniza Bezerra.

As palestras e oficinas do Sebrae Roraima são pensadas e selecionadas conforme a necessidade dos empreendedores e na “Semana é Delas” a instituição trabalhou direcionada às mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. “É um evento focado nas mulheres, mesmo que tenham alguns homens e sejam bem-vindos, é um diferencial e espero que todos absorvam conteúdo que esta empresária tem a passar”, complementou a analista da Unidade de Gestão, Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae Roraima, Gabrielle Ribeiro.

Programação

“A Semana é Delas” continua até sexta-feira, 8 de março Dia Internacional da Mulher, com oficinas, rodadas de negócios, de crédito, venda e exposição de produtos e serviços de empreendedoras locais, das 9h às 21h, na Feira de Empreendedorismo Feminino. Os interessados têm acesso ainda há consultorias e formalização de MEI.

As oficinas e cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas diretamente na Loja Sebrae (rr.loja.sebrae.com.br)

Até a quinta-feira (7), das 9h às 18h, a Unidade Móvel da Liga Roraimense de Combate ao Câncer disponibilizará atendimento gratuito às mulheres. No sábado e domingo, 9 e 10 respectivamente, haverá a Feira da Agricultura Familiar, das 7h às 12h.

São parceiros da “A Semana é Delas”: Defensoria Pública do Estado, Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-estar Social) por intermédio da Casa da Mulher Brasileira, Facirr, Desenvolve RR, Sicoob Amazônia, Sicredi, Banco da Amazônia, Caixa, Banco do Brasil, Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Assembleia Legislativa de Roraima por intermédio da Secretaria Especial da Mulher.

Quinta-feira (07/03)

9h às 20h: Atendimento empresarial do Sebrae/RR

9h às 11h30: Palestra “Direitos Humanos das mulheres” – Casa da Mulher Brasileira

9h às 12h e 14h às 18h: Atendimento com canvas (por agendamento)

14h às 15h30: “Rodada de Crédito Delas” – Agentes Financeiros SICREDI

15h às 21h: Feira de Empreendedorismo Feminino

16h às 17h30: Palestra “Como encontrar o cliente por meio do atendimento” – Eliene Farias (Gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR)

19h às 20h30: Workshop “Mulheres que inspiram” – Nil Araújo (Brechó Boutique) e Ana Cláudia Oliveira (Roraishop) com mediação de Delma Andrade (Analista de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR)

Sexta-feira (08/03)

9h às 12h e 14h às 18h: Atendimento com canvas (Por agendamento)

9h às 20h: Atendimento empresarial do Sebrae/RR

10h às 11h30: Palestra “Violência contra a mulher” – Defensoria Pública do Estado de Roraima

14h às 15h30: Palestra “Como descobrir seu potencial empreendedor – EMPRETEC” – Núbia Ribeiro (Analista de Soluções e Relacionamento do Sebrae/RR)

15h às 21h: Feira de Empreendedorismo Feminino

16h às 17h: Palestra “O poder da mulher no mundo dos negócios” – Delma Andrade – Analista de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR

19h às 20h30: Palestra “Sebrae Delas – Descubra-se!” – Glaycy Oliveira (Master Coach e Treinadora Comportamental)

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022