EMPREENDER É AGRO: Pavilhão Integrado do Agronegócio tem maratona, palestras e atendimento no 1° dia de Expoferr | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Espaço terá funcionamento durante toda a Expoferr.

O Sebrae/RR estará até o dia 18 de novembro na 42ª Edição da Expoferr, a feira agropecuária do estado de Roraima, com maratonas tecnológicas, palestras e workshops voltados ao agronegócio, inovação e sustentabilidade.

Além desta programação, o Sebrae/RR e a Federação de Agricultura e Pecuária de Roraima (Faerr) celebraram um convênio para realizar o Pavilhão Integrado do Agronegócio, divulgando suas ações, serviços e atendimentos juntamente com entidades parceiras como a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio), Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) e Correios. O espaço está localizado próximo a entrada principal da Expoferr, no Parque de Exposições Dandãenzinho, na zona Rural de Boa Vista.

Reunir as principais instituições com atuação direta no agronegócio, empreendimentos da agricultura familiar ou ambiental foi o marco para o Sebrae este ano.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/Roraima, Silvio de Carvalho.

“Produtor rural também é empresário, se for pequeno, médio, ou micro está dentro do nosso público. Temos nossos pequenos agricultores que trabalham no regime de agricultura que também é pequeno empresário”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/Roraima, Silvio de Carvalho.

O Pavilhão se transformou, aos olhos de Carvalho, como uma vitrine dentro da Expoferr. “Estamos esperando daqui o melhor nesses quatro dias e passarmos todos os conhecimentos agregados, as tecnologias para população que não conhece o agronegócio que alimenta as famílias todos os dias”, destacou.

Dentro desta linha, o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, acredita que a participação na Feira Agropecuária trará mais visibilidade das ações para o homem e a mulher do campo.

“É um momento importante para lincarmos com as ações de a gestão, inovação e mercado para atividade agropecuária e estar juntos com a Federação da Agricultura, da Indústria e do Comércio nesse Pavilhão Integrado do Agronegócio, ele é de suma importância estratégica para trabalharmos com essas entidades, fortalecendo cada vez mais nosso ambiente empreendedor”, complementou Baú.

Emerson Baú (Superintendente Sebrae/RR), Márcio Granjeiro (Secretário Seadi), Izabel Itikawa (Presidente FIER) e Doan Rabelo (Diretor técnico Sebrae/RR).

No Pavilhão há um espaço para a divulgação, exposição e comercialização, que foi destinado aos pequenos produtores. A agricultora Antônia Mourão, do Sítio Vitória, localizado na vicinal XX, do PA (Projeto de Assentamento) Nova Amazônia, tem motivos a mais para estar na Expoferr, em especial no Pavilhão.

Ela levou para venda produtos colhidos no lote. Esta foi a primeira participação na Expoferr, com apoio das instituições responsáveis pelo Pavilhão Integrado do Agronegócio.

“Está sendo uma experiência gratificante porque chegamos aqui no estande do Sebrae, Senarr, muito bem organizado e com a possibilidade de expor nossos produtos”, comentou a agricultora que recebe apoio do Sebrae para melhoramento na produção.

Agricultora Antônia Mourão, do Sítio Vitória (vicinal XX, do PA Nova Amazônia).

O sítio existe há 18 anos, mas os últimos três foram especiais. Com a pandemia e o medo de contaminar com o covid-19, ela e o marido se mudaram para região e lá começaram a produção de maxixe, quiabo, milho, pepino, feijão, criação de porcos, galinhas e peixes. O sonho de crescer não para e o próximo passo é transformar de sítio para fazenda.

Os visitantes podem testar conhecimentos no Sebrae Quiz, espaço interativo de game com perguntas e respostas sobre assuntos ligados ao agronegócio, empreendedorismo, inovação tecnológica e história de Roraima. Todas as noites haverá rodadas de competições com brindes aos três primeiros colocados.

A brincadeira funciona da seguinte maneira: até 10 jogadores podem se conectar a plataforma após leitura de um QRCode. Cadastrados, os participantes começam a interação simultânea com o jogo. Pontua mais quem responder certo e mais rápido possível.

“O Quiz é uma estratégia do Sebrae/RR para interagir com o público da Expoferr. Ele traz perguntas relacionadas ao universo do agronegócio, mas também sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade, sobre Roraima porque as vezes tem pessoas que não tem informação sobre o próprio Estado onde mora”, explicou o gestor de Projeto de Bioeconomia do Sebrae/RR, Luã Andrade.

MAIS DE 30 HORAS DE IMERSÃO

Abertura da maratona Hackathon, com o Diretor Técnico Doan Rabelo e Rubhi da Seadi.

Com início neste primeiro dia, cerca de 30 programadores e profissionais ligados a desenvolvimento de softwares, divididos em cinco equipes, passarão mais de 30 horas corridas no Hackathon, maratona de programação que premiará a equipe vencedora em R$ 5 mil reais. Os participantes terão que apresentar um sistema desenvolvido para atender as demandas do agronegócio. O resultado será divulgado no dia 16 de novembro.

E para estimular os homens e mulheres imersivos no Hackathon, o especialista em engenharia de software e head de agilidade, pessoas e qualidade da Bemol Digital, João Clineu Júnior apresentou duas palestras. A primeira, “Como posso criar ou escalar um negócio olhando para dentro de casa” e “MVP” (Mínimo Produto Viável).

“Hoje a ideia é mostrarmos que olhando para dentro de casa a gente encontra oportunidade de empreendedorismo que une negócio que alcança e agrega na vida das pessoas”, explicou. Segundo Clineu, o agronegócio cresce 20% ao ano dentro do sistema de inovação.

Maratonistas recebem resultado dia 16, após mais de 30 horas de atividades.

“No Hackathon a gente traz cabeças pensantes da área de tecnologia, mas o principal, unindo tecnologia e negócios vamos gerar escalas do jeito certo, empreendedorismo do jeito que precisa ser oportunizado”, cita Clineu.

Programação para o período de 15 a 18 de novembro:

Dia 15 de novembro

  • Até 0h – Continuidade do Hackathon;
  • Das 16h às 22h – Soluções e Atendimento Sebrae/RR;
  • Das 17h às 18h – Palestra Carbonext – Mercado de Carbono: Oportunidade e perspectivas para o setor privado, com o gerente de Prospecção, Gabriel Buzzo, e com o analista de Prospecção, Luiz Candido Junqueira;
  • Das 18h às 21h – Sebrae Quiz: Espaço interativo com atividade gameficada de Perguntas e Respostas nas temáticas do agronegócio e inovação.

Dia 16 de novembro

  • Das 16h às 22h – Soluções e Atendimento Sebrae/RR;
  • Das 16h às 19h30 – Apresentações dos Picth Hanckathon;
  • Das 18h às 21h – Sebrae Quiz: Espaço interativo e gameficado de perguntas e respostas nas temáticas de agronegócio e inovação;
  • Das 19h30 às 20h30 – Premiação/encerramento da maratona Hackathon.

Dia 17 de novembro

  • Das 14h às 16h – Workshop “Como utilizar de OKR para medir e acompanhar o sucesso de um produto”, com João Clineu;
  • Das 16h às 22h – Soluções e Atendimento Sebrae/RR;
  • Das 16 às 17h – Meetup: Como educar crianças a usarem as atuais tecnologias para que tenham um futuro sadio e profícuo, com Kátia Vizzoni (Seadi);
  • Das 17h10 às 18h10 – Meetup: Encontro da jornada empreendedora (EJE), Cultura Empreendedora, com Mais 1 café, Frizzante e mediação de Wagner Marcelo;
  • Das 18h às 21h – Sebrae Quiz: Espaço Interativo com atividade gameficada de Perguntas e respostas nas temáticas de agronegócio e inovação;
  • Das 18h20 às 19h05 – Investimentos em Inovação no Agro, com Muriel Rossetti (Sicredi)
  • Das 19h15 às 19h50 – Palestra: A profissionalização do agroempreendedor, com André Montenegro (Conselheiro Rural);
  • Das 20h às 20h30 – Palestra: Teletanque: Tecnologia para o piscicultor, com Ana Brito.

Dia 18 de novembro (último dia de Expoferr)

  • Das 9h às 10h – Oficina: Empreendedorismo e sustentabilidade;
  • Das 10h às 11h – Oficina: Empreendedorismo, como criar meu projeto de vida;
  • Das 11h às 15h – Oficina: AgrinhoBots, com Masterbots;
  • Das 15h às 17h – Oficina: Eureka EXPO ROBOT, com Patrulha Eureka;
  • Das 16h às 22h – Soluções e Atendimento Sebrae/RR;
  • Das 17h às 19h – Oficina: Mini TED TALKS, com Happy Codi;
  • Das 18h às 21h – Sebrae Quiz: Espaço Interativo com atividade gameficada de Perguntas e respostas nas temáticas de agronegócio e inovação;
  • Das 19h às 21h – Oficina: Moinho de vento automático e manual, com Código Kids

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministro assina termo de cooperação para implantar núcleo em Amajari | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024