Empreendedoras aprendem técnicas e ferramentas de vídeos para redes sociais com aula teórica e prática | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Atividade encerrou segunda noite da programação da Semana é Delas do Sebrae Roraima.

A oficina “Criação de vídeos para redes sociais” atraiu cerca de 50 empreendedoras no encerramento da segunda noite de atividades da “A Semana é Delas”, do Sebrae Roraima, ministrada pelo analista de Marketing e Comunicação do Sebrae RR, Itallo Franco. O encontro ocorreu no Sebrae Asa Branca, localizado na avenida Ataíde Teive, nº 4690, próximo ao estádio Ribeirão.

Instrumentos básicos foram necessários para desenvolver as orientações durante a oficina: um celular, criatividade, disposição para aprender e enfrentar tabus, seja com a tecnologia ou com a timidez em gravar o próprio vídeo. O processo teve apoio e o passo a passo das instruções, mecanismos e ferramentas de um dos principais editores de vídeos gratuitos, o CaptCut.

As informações repassadas foram além da edição de vídeo, passaram pela limpeza de lente, cuidados com iluminação, organização do ambiente, participação da empreendedora nos vídeos, comportamento frente à câmera, velocidade da voz, direcionamento do olhar, frequência e acessibilidade.

Aos poucos as dúvidas surgiam, as anotações seguiam e a curiosidade em explorar o CaptCut ganhavam presença dentro da sala. A prática foi cobrada como resultado da oficina onde as participantes exploraram, e fomentaram a divulgação, das empreendedoras com produtos à venda no hall do Sebrae Asa Branca.

A presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia Rocha, acompanhada das voluntárias da LRCC, Anna Ferst e Cida Moraes, estavam juntas para aprender a divulgar mais o bazar da Liga.

Achei maravilhosa a orientação em como segurar o celular, em ter que ter o texto para garantir as pessoas com deficiência, as músicas… Para nós da Liga, que vive filmando tudo errado, esquece o ambiente, eu achei divino, brincou Magnólia Rocha enquanto ria pelas descobertas.

A jornalista Neidiana Oliveira buscou mais técnicas para desenvolver a profissão e a empresa de comunicação. “Trabalhar com vídeo, todo empreendedor precisa aprender e quem quer ganhar dinheiro precisa vender e quero aprender a fazer vídeos mais rápidos, com conteúdo e qualidade”, colaborou.

De acordo com o palestrante e analista do Sebrae Roraima, Itallo Franco, a oficina introduziu informações para incentivar o aperfeiçoamento das empreendedoras participantes. “Vimos aqui que é um grupo de mulheres muito ativas nas redes sociais, mas que carecem de informações em como montar seus posts com mais qualidade e elas têm muito interesse nisso”, explicou.

Com a força dos algoritmos, os vídeos geram mais preferências por produtos expostos na chamada vitrine virtual.

Para estas pessoas que questão aqui e querem engajar nas redes sociais é importante que elas produzam seus vídeos de maneira mais efetiva e com mais qualidade, pontuou Franco.

Palestrante e analista do Sebrae Roraima, Itallo Franco.

“Vergonha não paga boleto”

A empreendedora Ana Cláudia Barros, da Alimentos Caburaí e organizadora da Roraishop, é “craque” em divulgação em redes sociais e estimula as parceiras a seguirem os caminhos virtuais para vender mais. Ela participa da “A Semana é Delas” com estande para venda de biscoitos de polvilho saborizados.

Eu era bastante tímida e quando criei o projeto da Roraishop eu estimulava muito as empreendedoras a mostrar bastidores, mostrar seus produtos, mas eu não podia cobrar e ser tímida e então eu enfrentei isso e comecei a produzir meus próprios vídeos e depois passei a ensinar a elas, compartilhou e se encontrou.

A empreendedora Ana Cláudia Barros, da Alimentos Caburaí e organizadora da Roraishop.

Os primeiros passos foram sós, mas logo Ana procurou aperfeiçoamento profissional no Sebrae onde participou de cursos/oficinas como Canva, edição de vídeos com CaptCut. “Eu sempre falo, vergonha não paga boleto e as empreendedoras levam isso consigo, elas precisam parar de ter vergonha porque só elas conhecem os produtos delas, então elas precisam ser as modelos da marca delas”.

Programação

“A Semana é Delas” continua desta quarta a sexta-feira, 8 de março Dia Internacional da Mulher, com oficinas, rodadas de negócios, de crédito, venda e exposição de produtos e serviços de empreendedoras locais, das 9h às 21h, na Feira de Empreendedorismo Feminino. Os interessados tem acesso ainda há consultorias e formalização de MEI.

As oficinas e cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas diretamente na Loja Sebrae (rr.loja.sebrae.com.br).

Até a quinta-feira (7), das 9h às 18h, a Unidade Móvel da Liga Roraimense de Combate ao Câncer disponibilizará atendimento gratuito ás mulheres. No sábado e domingo, 9 e 10 respectivamente, haverá a Feira da Agricultura Familiar, das 7h às 12h.

São parceiros da “A Semana é Delas”: Defensoria Pública do Estado, Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social) por intermédio da Casa da Mulher Brasileira, Facirr, Desenvolve RR, Sicoob Amazônia, Sicredi, Banco da Amazônia, Caixa, Banco do Brasil, Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Assembleia Legislativa de Roraima por intermédio da Secretaria Especial da Mulher.

Quarta-feira (06/03)

9h às 20h: Atendimento empresarial do Sebrae/RR

9h às 12h e 14h às 18h: Atendimento com canvas (Por agendamento)

15h às 21h: Feira de Empreendedorismo Feminino

10h às 11h30: Palestra “Violência Doméstica e Familiar” – Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME)

14h às 15h30: Palestra “Venda mais com as redes sociais” – Leirice Félix (Empresária na Agência Sou)

16h às 17h30: Palestra “Marketing Pessoal – Construindo sua imagem” – Bibiana Uchôa (Analista de Marketing e Comunicação do Sebrae/RR)

19h às 20h30: Palestra “Seja você influenciadora do seu negócio” – Kytiana Queiroz de Oliveira (Empresária, Clínica Multivida)

Quinta-feira (07/03)

9h às 20h: Atendimento empresarial do Sebrae/RR

9h às 11h30: Palestra “Direitos Humanos das mulheres” – Casa da Mulher Brasileira

9h às 12h e 14h às 18h: Atendimento com canvas (por agendamento)

14h às 15h30: “Rodada de Crédito Delas” – Agentes Financeiros SICREDI

15h às 21h: Feira de Empreendedorismo Feminino

16h às 17h30: Palestra “Como encontrar o cliente por meio do atendimento” – Eliene Farias (Gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR)

19h às 20h30: Workshop “Mulheres que inspiram” – Nil Araújo (Brechó Boutique) e Ana Cláudia Oliveira (Roraishop) com mediação de Delma Andrade (Analista de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR)

Sexta-feira (08/03)

9h às 12h e 14h às 18h: Atendimento com canvas (Por agendamento)

9h às 20h: Atendimento empresarial do Sebrae/RR

10h às 11h30: Palestra “Violência contra a mulher” – Defensoria Pública do Estado de Roraima

14h às 15h30: Palestra “Como descobrir seu potencial empreendedor – EMPRETEC” – Núbia Ribeiro (Analista de Soluções e Relacionamento do Sebrae/RR)

15h às 21h: Feira de Empreendedorismo Feminino

16h às 17h: Palestra “O poder da mulher no mundo dos negócios” – Delma Andrade – Analista de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR

19h às 20h30: Palestra “Sebrae Delas – Descubra-se!” – Glaycy Oliveira (Master Coach e Treinadora Comportamental)

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022