Em Roraima, mais de 7,8 mil Pequenos Negócios foram abertos em 2023 | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Loja de perfumaria importada, a Aroma de Luxo.

Dois mil e vinte e três foi um ano de crescimento para os Pequenos Negócios no Brasil. Em todo País, foram mais de três milhões de empresas que saíram do papel e ganharam espaços físicos ou virtuais, com produtos e serviços para população.

Em Roraima, este número foi de 7,8 mil Pequenos Negócios, principalmente no ramo de vestuário e da beleza, quantitativo maior em relação ao mesmo período de 2022, quando este montante foi de 7,6 mil, crescimento de 2,3%.

Confira abaixo o top dez dos empreendimentos em Roraima:

·       Comércio varejista de artigos de vestuários e acessórios – 629

·       Promoção de vendas – 368

·       Cabelereiros, manicure e pedicure – 285

·       Restaurantes e similares – 244

·       Lanchonetes, casa de chá, de sucos e similares – 225

·       Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza – 175

·       Comércio varejista em geral, com predominância em produtos de mercearias – 169

·       Comércio varejista de bebidas – 157

·       Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente – 148

·       Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo – 130

Observamos o crescimento do número de aberturas de empresas em 2023 e isso é, em parte, o ambiente empreendedor que a gente tem, a segurança em formalizar o seu negócio, as instituições de fomento tem um papel importante, como o Sebrae, em proporcionar conhecimento e informação acerca da formalização, explica o Coordenador de Inteligência de Dados do Sebrae Roraima, Eckner Oliveira.

Segundo ele, este movimento deu-se, principalmente, após a pandemia com a saída de pessoas da carteira assinada ou serviço público para empreender. “A formalização da empresa ela tem uma vantagem de se assegurar dos seus direitos como cidadão, essas questões contribuem para o aumento de empresas em Roraima, temos cerca de 94% das empresas que são MPEs com papel importante, as maiores empregadoras e grande contribuição para economia do Estado”, afirma.

Coordenador de Inteligência de Dados do Sebrae Roraima, Eckner Oliveira.

A Luciene Santos abriu no Shopping do bairro Caçari uma loja de perfumaria importada, a Aroma de Luxo. A experiência no empreendedorismo começou em 2016 com a venda de produtos de couro. Dois anos depois resolveu arriscar, inseriu na cartela de itens algumas unidades de perfumes e vendia a pessoas próximas. O local, a própria casa.

O interesse pela novidade cresceu e os artigos não integravam mais as estantes do pequeno escritório montado em casa. “Até então eu só era uma vendedora de perfumes, eu comprava e vendia perfume, não entedia nada”, brincou a empresária.

Na cronologia do tempo, 2020 foi um ano de estudos e aprendizagem. Cursos na área a fizeram entender sobre texturas, aromas, do básico ao avançado, incluindo sobre Perfumaria Fina Francesa.

Ano passado, quando fiz o último curso pela Escola Francesa em Campinas, eu decidi que abriria a loja e foi quando eu busquei o Sebrae, contratei os serviços deles, duas pessoas me acompanharam por dois meses e me deram todo o diagnóstico do que eu deveria fazer ou não, onde colocar a loja, enfim, toda essa parte de custos, lembra Luciene.

Luciene Santos, empreendedora.

Antes da experiência com os serviços, Luciene participou de Feiras de Empreendedorismos o que renderam aberturas de visões e ideias sobre o mercado local. A busca pelo endereço ideal da futura loja começou em meados de julho. “Andei por alguns lugares e bati o martelo pelo [Roraima] Garden Shopping, assinei contrato em agosto e inauguramos em outubro de 2023”, celebra a conquista.

A loja, defende, tem o diferencial por ser totalmente voltada a perfumaria de luxo e com certificações. “Todos os meus produtos passam pela Receita Federal, passam pela Sefaz, e tenho esse cuidado de passar isso aos meus clientes que todos são originais. Mas meus clientes levam mais que um perfume, eles levam conhecimento, pois ali tem pessoas especialistas e isso faz toda a diferença”, garante.

Comportamento

Luciene, assim como milhares de pequenos empreendedores, começam pela necessidade de ter renda. O Sebrae Roraima está à disposição para auxiliar em todas as etapas.

Hoje o Sebrae tem um ponto de atendimento na zona Oeste, na Casa Amarela, no bairro Senador Hélio Campos e lá temos técnicos para ajudar com informações, orientações, formação empreendedora, entregamos produtos Sebrae, fazemos ações itinerantes com a parceria de outras instituições para levar o Sebrae para mais longe, esclarece Eckner Oliveira. O Sebrae está de portas a todas as ideias.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Exército apura arsenal em apartamento incendiado em Campinas

Postado em 27 de fevereiro de 2024

AÇÃO FISCALIZATÓRIA Comissão de Saúde da ALE-RR discute necessidade médica em Hospital Geral de Roraima | ALE-RR

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Caer realiza mutirão para revisão das faturas de água   – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 26 de fevereiro de 2024

MDHC apresenta a ministérios, na Casa Civil, eixos que comporão o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa — Agência Gov

Postado em 26 de fevereiro de 2024