Pesquisar

Em reunião com sociedade civil, ministra debate ações estratégicas e monitoramento da dengue no país — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O desafio do controle das arboviroses tem de ser enfrentado pelos gestores, sociedade e pelos líderes do governo de forma conjunta. Com esta mensagem, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez a abertura de reunião com representantes de conselhos, da sociedade civil, sindicatos, federações e outras instituições para debater ações estratégicas e o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o país.

A reunião híbrida foi realizada na sede do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses , em Brasília. O objetivo é acelerar a organização de estratégias de vigilância.

“Cada um de nós precisa ser um comunicador daquilo que nos discutirmos e chegarmos à conclusão nessas reuniões aqui do Centro de Operações. Isso porque há muita desinformação e muitos mitos sobre a dengue ”, disse a ministra na reunião com as entidades da sociedade civil. Na oportunidade, a ministra também manifestou sua preocupação de o COE estar sempre próximo das prefeituras.

“Instituições, como o Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Evandro Chagas, as universidades federais e estaduais, colegas especialistas, tanto de manejo clínico como no controle de vetor, todos estão envolvidos e ajudando não somente o Ministério da Saúde, mas contribuindo com toda a sociedade para que nos possamos atravessar esse verão sem os sobressaltos que vivemos no ano passado”, destacou o secretário-adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente , Rivaldo Cunha.

Riscos e vigilância sobre o Sorotipo 3 da dengue

O debate da reunião ampliada também se estendeu para orientações quanto ao sorotipo 3 da dengue . O DENV-3 é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença.

Estudos indicam que, após a segunda infecção por qualquer sorotipo, há uma predisposição para quadros mais graves, independentemente da sequência dos sorotipos envolvidos. No entanto, os sorotipos 2 e 3 são frequentemente associados a manifestações mais severas.

Diante da circulação dos quatro sorotipos no país, é fundamental intensificar as medidas de prevenção, especialmente no controle ao mosquito transmissor. Eliminar focos de água parada, utilizar repelentes e instalar telas de proteção são algumas das ações recomendadas. Essa orientação foi fortemente reforçada na reunião com os membros da sociedade civil e outras organizações.

Programa Saúde na Escola

A ministra Nísia Trindade aproveitou a oportunidade da reunião para anunciar a integração entre os Ministérios da Saúde e da Educação nas ações de controle das arboviroses – por meio do Programa Saúde na Escola . “Queremos ter a escola como espaço livre de dengue e conscientização”, disse, em entrevista a jornalistas ao fim do evento.

ministra entrevista imprensa coe.jpg
No final da agenda, a ministra conversou com jornalistas sobre o trabalho do Ministério da Saúde no controle das arboviroses (Foto: Taysa Barros/MS)

Instalação do COE

O Ministério da Saúde instalou, em 9 de janeiro, um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses. A estratégia é uma forma de antecipação ao período sazonal da doença. Auxilia na ampliação do monitoramento das arboviroses e orienta a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao controle de vetores.

“Desde o lançamento do Plano de Ação contra a Dengue , definimos eixos estratégicos que priorizam a prevenção. Seguimos a lógica de que ‘prevenir é sempre melhor do que remediar’, o que inclui medidas simples que cada cidadão pode adotar, como dedicar ao menos 10 minutos semanais para eliminar possíveis focos do mosquito em casa e nas proximidades”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante coletiva de imprensa.

Saiba mais sobre o COE- Dengue

Nathan Victor
Ministério da Saúde




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Câmara aprova acordo com a Holanda sobre informações sigilosas; proposta vai ao Senado

Postado em 20 de junho de 2025

Inmet emite alerta vermelho para chuvas no Rio Grande do Sul

Postado em 20 de junho de 2025

TURISMO ACESSÍVEL
ALE-RR encerra segundo ciclo de capacitação do Turistea com foco na inclusão

Postado em 19 de junho de 2025