Pesquisar

‘EDUCAR É PREVENIR’ ALE-RR encerra semana de capacitações sobre combate ao tráfico humano em escola do bairro Sílvio Leite | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Essa foi a 51ª escola visitada pelo projeto da ALE-RR – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

Nesta sexta-feira (11), o Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) encerrou mais um ciclo de capacitação sobre os riscos do tráfico de pessoas, no Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio da Costa Campos, localizado no bairro Sílvio Leite. A iniciativa faz parte do projeto “Educar é Prevenir”, que tem como objetivo preparar a comunidade escolar para o enfrentamento desse tipo de crime.

Durante toda a semana, estudantes, professores e servidores participaram de atividades educativas voltadas à conscientização sobre o tráfico humano, a exemplo de palestras, rodas de conversa e capacitações direcionadas a lideranças estudantis e educadores.

Segundo o coordenador do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas da ALE-RR, Glauber Batista, o trabalho desenvolvido na escola teve um impacto positivo.

Glauber Batista é coordenador do projeto da Casa Legislativa – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

Estivemos durante toda a semana no Colégio Senador Hélio da Costa Campos, uma escola onde já havíamos atuado e para a qual retornamos a pedido da Secretaria de Educação. Nesse período, capacitamos cerca de 30 alunos líderes e aproximadamente 60 professores e, hoje, encerramos com uma roda de conversa”, explicou o coordenador.

Tiago Pires, de 16 anos, estudante do 2ª ano do ensino médio, foi um dos alunos líderes capacitados pelo projeto e destacou a relevância do que aprendeu durante a capacitação.

Tiago Pires foi um dos 30 alunos líderes capacitados pelo programa – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

A gente foi movido para uma sala, onde fizeram uma palestra bem explicativa e absorvemos tudo como esponjas. Depois, repassamos as informações para nossas turmas, porque cada líder tem um grupo. Isso, com certeza, multiplicou o conhecimento”, relatou Tiago.

Para a gestora pedagógica Lourdete Mota, o projeto levou um tema urgente e necessário para dentro do ambiente escolar. “Esse assunto está muito presente na realidade do nosso Estado, que é rota para o tráfico de pessoas. A presença aqui foi maravilhosa, porque conscientizou não apenas nossos alunos, mas também professores e demais servidores”, declarou a gestora.

O projeto é desenvolvido pela ALE-RR, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), por meio da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar (Dipse). A psicóloga Danielle Bamberg, que atua na Dipse/Seed, ressaltou o trabalho conjunto das instituições.

Psicóloga Danielle Bamberg atua na Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar da Seed – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

Trabalhamos diretamente com a prevenção e no atendimento quando a situação já ocorreu. Recebemos essas demandas por meio da orientação educacional nas escolas e damos o suporte necessário ao aluno e sua família, inclusive com encaminhamentos de segurança, quando necessário”, explicou a profissional.

Esta é a 51ª instituição de ensino a receber o projeto “Educar é Prevenir” em Roraima, uma iniciativa que existe desde 2017.

Atendimentos

O Poder Legislativo trata o tema como política pública por meio do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas, do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CPVTP – PPDHC), pioneiro nas ações de prevenção e que abarca os projetos Educar é Prevenir e Prevenção sem Fronteiras.

Os gestores escolares interessados em receber a semana instrutiva do ‘Educar é Prevenir’ podem procurar atendimento na sede do Programa de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na avenida Ville Roy, nº 5717, sala 109, bairro Centro, ou pelo e-mail traficodepessoas.rr@gmail.com.

Fotografias

Os registros fotográficos da roda de conversa estão no Flickr da ALE-RR (https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/).

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025