Pesquisar

EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO Presidente da ALE-RR lança Inovem para fomentar empreendedorismo local | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na sessão plenária desta terça-feira (25), o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), anunciou o lançamento do Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) e a deputada Catarina Guerra (União Brasil) como presidente da instituição.

Regulamentado pela Resolução Legislativa nº 001/2025, o Inovem chega com o objetivo de fomentar o empreendedorismo local, promover educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios. O centro apresenta cinco projetos – Conexão, Impulsionar, Inove Pro, Feira Inove e, Elas Inovam – cada um voltado para diferentes segmentos e necessidades empreendedoras.

Deputada Catarina Guerra (União Brasil) assume presidência do Inovem – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

A escolha de Catarina Guerra tem raízes em sua experiência na gestão da Escolegis (Escola do Legislativo). Durante a cerimônia de lançamento, ela explicou a motivação do projeto. “Já capacitei muita gente, ajudei muitos a obterem certificação, formação e qualificação necessárias. Mas percebo um problema: esses jovens estão acumulando currículos e precisamos avançar. Precisamos inseri-los no mercado de trabalho, incentivá-los ao empreendedorismo”, salientou a parlamentar.

 

 

Presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio, apresenta Inovem e ressalta rapidez na criação do projeto – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Soldado Sampaio, ao apresentar Catarina Guerra, relembrou a origem da iniciativa. Em uma rápida discussão, nasceu a ideia de criar um centro que fosse além da simples qualificação. “A ideia foi tão rápida que em apenas uma hora e meia já tínhamos a proposta montada”, declarou, destacando a capacidade de inovação da deputada.

 

 

 

José Geraldo Ticianeli, reitor da UFRR, enfatiza importância da educação empreendedora no desenvolvimento de negócios – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

A importância do Inovem foi referendada por diversas autoridades presentes e instituições parceiras. José Geraldo Ticianeli, reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), explicou que “empreender não é apenas abrir um negócio”. “É compreender a postura negocial, saber resolver conflitos, desenvolver atitudes comportamentais e elaborar um plano de negócios”, afirmou ao colocar a universidade à disposição do centro.

 

 

 

PAdailton Fernandes, diretor-presidente da Desenvolve-RR, reforça impacto econômico das parcerias institucionais – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Adailton Fernandes, diretor-presidente da Desenvolve-RR, destacou o potencial de transformação econômica. “São essas oportunidades, em parceria com o governo do Estado, que fortalecerão o desenvolvimento econômico de Roraima”, disse. “Não existe desenvolvimento sem ciência, tecnologia e inovação”, complementou Pedro Cerino, presidente da Faperr.

 

 

 

 

Marília Pinto, presidente de Programas Especiais da ALE-RR, defende integração entre instituições para impulsionar empreendedorismo – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Marília Pinto, presidente de Programas Especiais do Poder Legislativo, ressaltou a importância da colaboração institucional. “Sempre digo que isolados nunca seremos suficientes. Quando olhamos para a integração entre instituições públicas e privadas, entendemos que é esse pensamento coletivo que nos faz avançar”, apontou.

 

 

 

 

Deputado Marcelo Cabral (Cidadania) enaltece experiência da parlamentar Catarina Guerra (União Brasil), que esteve à frente da Escolegis – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

O deputado Marcelo Cabral (Cidadania) comentou sobre a expertise de Catarina Guerra. “Ouvi atentamente o discurso da deputada e lembrei-me de quando ela assumiu a gestão da Escolegis. Sei do seu legado, preparação e capacidade de inovar. Inovar é capacitar, é dar oportunidade ao pequeno, médio e grande empresário que ainda não estão no mercado”, destacou.

Já o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) saudou a criação do centro, considerando-o oportuno diante da perspectiva de estabelecimento do setor de petróleo e gás no Estado.

 

Deputado Gabriel Picanço (Republicanos) – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“A Assembleia Legislativa está sempre inovando e próxima da sociedade, sempre levando oportunidades para o povo. Precisamos construir dentro do parlamento uma ponte também para os grandes equipamentos de altas tecnologias que vão surgir, como a exploração de petróleo, e nossos jovens precisam estar qualificados”, reforçou.

O lançamento foi prestigiado por representantes das secretarias estaduais, da Universidade Estadual (Uerr), do Instituto de Educação (Ierr), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), da Junta Comercial do Estado, da Superintendência de Programas Especiais (SPE ALE-RR), da Agência de Fomento do Estado e do Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi-Senai), entre outras instituições.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade e Marley Lima

SupCom ALE-RR 

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025