Pesquisar

EDIÇÃO 2025
Parlamentares Jovens Roraimenses debatem projetos em sessão deliberativa

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), a 1ª sessão deliberativa do Parlamento Jovem Roraimense – Edição 2025. Durante o encontro, os jovens parlamentares apresentaram e discutiram seus projetos nas comissões, que em seguida foram apreciados em plenário, seguindo o rito legislativo oficial.

Deputado Lucas Souza destaca a importância do Estatuto da Juventude e incentiva os jovens parlamentares a exercerem seus direitos e deveres cívicos

A sessão contou com a presença dos deputados Lucas Souza (PL) e Gabriel Picanço (Republicanos), que acompanharam os trabalhos dos 24 representantes eleitos em junho. Eles representam dez escolas estaduais de cinco municípios: Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Iracema e São João da Baliza.

O deputado Lucas Souza destacou a importância do Parlamento Jovem para o aprendizado cívico. “Vocês tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia Legislativa e seu funcionamento. Como jovens, estão dentro da faixa etária prevista pelo Estatuto da Juventude, que garante direitos à saúde, educação e cultura. Usem o poder legislativo para exercê-los. Cada projeto aprovado aqui se transforma em lei válida para Roraima e representa uma causa que poderão abraçar ao longo da vida”, afirmou.

Deputado Gabriel Picanço fala sobre o papel do Legislativo e a relevância da participação juvenil na política

O deputado Gabriel Picanço ressaltou o papel do Legislativo na sociedade. “A Assembleia Legislativa é o maior poder do estado, responsável por confeccionar leis, aprovar o orçamento e empossar o governador. Os debates realizados aqui impactam toda a população. Vocês representam o futuro da nação e devem compreender a política como uma ciência que contribui para o bem-estar coletivo”, ressaltou.

Entre os projetos apresentados nesta edição estão o Programa Estadual “Esporte e Cultura para Todos”, a Semana de Saúde Mental nas escolas, o Programa Emprega Jovem, oficinas de emprego, modernização da educação básica com o programa “EducarRoraima”, feiras de empreendedorismo, incentivo à sustentabilidade com o programa “Escolas Verdes”, além de ações voltadas à juventude, cultura itinerante, agricultura prisional sustentável e educação inclusiva.

A jovem parlamentar Norellys Aguilar apresentou proposta sobre a regulamentação da exposição digital de crianças e adolescentes e a monetização de conteúdos envolvendo menores nas redes sociais

A jovem Norellys Aguilar trouxe à discussão a regulamentação da exposição digital de crianças e adolescentes, assim como a monetização de conteúdos envolvendo menores em redes sociais e plataformas digitais. Atuante na área de direitos do adolescente, ela destacou: “Nosso estado ocupa o primeiro lugar em casos de exploração infantil e sexualização de crianças, e precisamos reduzir esses índices em nível nacional. O tema está cada vez mais presente, pois o celular é central no cotidiano, mas é necessário discutir formas de limitar o tempo de exposição”.

Coordenadora do projeto Parlamento Jovem Roraimense, Claudimar Costa destacou a importância da iniciativa para incentivar o protagonismo estudantil e o engajamento nas causas sociais

A coordenadora do projeto, Claudimar Costa, ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da participação estudantil. “Esse projeto tem uma importância muito grande porque envolve os jovens e as escolas, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral. Hoje, eles apresentaram propostas baseadas em problemas reais vivenciados nas escolas, nos bairros e nos municípios. Assim, os estudantes se engajam, trazem essas questões para serem debatidas e transformadas em projetos com viabilidade de se tornarem leis”, explicou.

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Alfredo Maia/Alexsandro Carvalho

SupCom ALERR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Roraima agora tem sete municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro

Postado em 19 de dezembro de 2025

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025