Pesquisar

DO EX-TERRITÓRIO Assembleia Legislativa pede execução de normas que beneficiam policiais e bombeiros militares | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), e o deputado Coronel Chagas (PRTB) receberam nesta terça-feira (16), na Sala de Reuniões do Plenário Noêmia Bastos Amazonas, representantes dos comandos da Polícia Militar de Roraima e do Corpo de Bombeiros Militar, além de associações de militares do ex-território para tratar sobre leis complementares questionadas pela Procuradoria-Geral do Estado.

As normas em questão são a LC nº 309/2022, que trata sobre a Indenização de Risco de Vida; a LC nº 322/2022 sobre promoção por tempo de serviço após convocação, designação ou nomeação de militares da reserva remunerada do ex-território, e a LC nº 3221/2022, que versa sobre o pedido de revisão de atos de promoção de PMs e bombeiros militares inativos.

“É lei, mas não está sendo implementada. Tem até decisão favorável. Está em vigor, temos uma decisão judicial reconhecendo o risco de vida e assim nós cobramos as providências”, destacou Sampaio, com relação à LC nº 309/2022.

 

 

 

Quanto aos requerimentos de promoção, o chefe do Legislativo explicou que há militares do ex-território que foram para a reserva depois de mais de 30 anos de serviço como cabo ou soldado, tendo sido “penalizados”. “Nos reuniremos em breve para implementar e criar as comissões dentro da PM, da corporação dos bombeiros, para avaliar cada situação”, complementou o presidente.

Convidado, o procurador-geral do Estado, Jean Michetti, participou das discussões. Ele afirmou que vai avaliar as documentações apresentadas pelos militares e que no próximo encontro apresentará as possíveis soluções com a Casa.

 

Membro da Comissão dos Policiais e Bombeiros do ex-território, Damosiel Alencar espera que as demandas sejam atendidas. “As leis foram aprovadas no ano passado e a procuradoria alega que existe vício de iniciativa. A partir do momento em que isso foi apontado, nós temos trabalhado com a assessoria técnica da Assembleia Legislativa e com a do deputado Chagas, no intuito de arrumar um caminho para que estas leis tragam o resultado a que se propõem”.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025