Pesquisar

DIREITO ESTENDIDO Deputados aprovam concessão de Gratificação de Risco de Vida a servidores do Centro Socioeducativo | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

[ad_1]

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou em sessão extraordinária nesta quinta-feira (30) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 13/2022, que regulamenta a concessão de Gratificação de Risco de Vida (GRV) aos servidores do Centro Socioeducativo do Estado (CSE).

De autoria do presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), o PLC foi aprovado por 14 votos e será enviado ao Executivo para sanção.

A atual legislação prevê a concessão do benefício apenas aos agentes sócio-orientadores. Por este motivo, o PLC propõe estender a gratificação aos sócio-instrutores e demais servidores que tenham contato direto com os socioeducandos, como assistente de aluno, coordenador e secretário escolar.

“A presente proposição visa estabelecer […] o benefício previsto na Lei Complementar nº 104, de 9 de julho de 2006, a servidores envolvidos na prestação de serviços educacionais […] no CSE, que são, além dos professores, os demais servidores do quadro técnico, incluindo assistente de aluno, coordenador e secretário escolar, os quais estão na mesma condição e sujeitos aos riscos que envolve a atividade dos agentes sócio-orientador e sócio-instrutor”, diz trecho da justificativa do PLC.

De acordo com Soldado Sampaio, o objetivo é reconhecer o trabalho dos profissionais da educação que atuam com os socioeducandos e, portanto, também devem ter direito à gratificação.

“Esses servidores passarão a receber a Gratificação de Risco de Vida por desenvolverem as atividades em área de risco, que é o CSE. É um direito já reconhecido aos policiais do sistema prisional, e agora esses educadores que estão em contato com jovens infratores passarão a receber o benefício. É mais do que justo com os sócio-instrutores, que fazem um serviço essencial de ressocialização com esses jovens”, afirmou.

Militares da reserva

Durante a sessão, também foram aprovados os PLCs 08/22 e 15/2022, de autoria dos deputados Soldado Sampaio e Coronel Chagas (PRTB), que concedem benefícios aos militares da reserva.

O PLC 08/22 prevê uma única promoção aos militares da reserva que estejam convocados ou designados para o serviço ativo por, pelo menos, dois anos, consecutivos ou não.

“O projeto permite que o Estado efetive uma promoção aos militares da reserva que forem convocados para desempenhar atividades. Após a convocação, o militar que passar dois anos em atividade pode requerer uma promoção, justamente para dar mais segurança para quando voltar à sua reserva remunerada. Esse militar não tem obrigação de voltar, é voluntário. A partir do momento que volta, é justo permitir uma promoção”, disse o presidente da Casa.

Já o PLC 15/2022 prevê a revisão da promoção de militares do Ex-Território Federal de Roraima que estão em inatividade e não tiveram direito à promoção durante o período em que prestaram serviços.

Ambas as propostas receberam 15 votos favoráveis e serão encaminhadas ao Executivo para sanção.

Texto: Juliana Dama

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR



[ad_2]

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima abre pré-matrículas e reforça que nunca é tarde para recomeçar os estudos

Postado em 11 de dezembro de 2025

NOTA DE REPÚDIO

Postado em 10 de dezembro de 2025

Caer reforça controle na qualidade da água em Normandia

Postado em 10 de dezembro de 2025