Pesquisar

DIÁLOGO E INCLUSÃO TEAMARR reúne mais de 500 pais de crianças e adolescentes para apresentação de projetos para 2025 | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), se tornou cenário para troca de informações e diálogos sobre inclusão, na manhã deste sábado (1), entre o Programa de Atendimento Comunitário, por intermédio do Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, e mais de 500 pais de crianças e adolescentes atendidos pela instituição do Poder Legislativo.

Reunião reforçou compromisso e anunciou novidades – Foto: SupCom-ALE-RR

No encontro, os servidores do TEAMARR detalharam aos convidados sobre os serviços desenvolvidos por área para melhor compreensão do papel de cada atendimento e a importância da sequência das atividades, seja na instituição e também em casa.

 

 

 

 

A presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), acrescentou que a reunião também é uma forma de reforçar o compromisso com os pais que contam com o TEAMARR no processo de acolhimento dos filhos.

Angela Águida Portella, presidente do Teamarr – Foto: SupCom-ALE-RR

 

“Queremos ouvir esses pais e mostrar para eles que, a cada dia, estamos empenhados em oferecer uma diversificação de terapias, mas acima de tudo, a qualidade e o compromisso de realmente fazermos a diferença na vida dessas famílias”, disse a parlamentar.

 

 

 

Ela ainda destacou que o investimento no amparo as crianças, adolescentes e pais, execução de projetos e capacitações de servidores tem modificado o cenário de suporte aos autistas em Roraima. “O TEAMARR faz a diferença na vida dessas pessoas quando acolhe essa criança, quando oferece essa segurança para a família, e quando ajuda na evolução dessas pessoas e tornando a vida delas mais funcional e mais tranquila”, pontuou a deputada Angela Águida Portella.

Entre as mais de 500 pessoas presentes no Plenário, estava Luana Pereira, mãe de três filhos autistas atendidos pelo Centro. Atenta a todas as informações repassadas ao longo da reunião, ela destacou as expectativas para mais um ano de atividades.

Filhos de Luana Pereira são atendidos pelo Teamarr – Foto: SupCom-ALE-RR

 

“Com relação à reunião, é de extrema importância conhecermos, de fato, os profissionais que trabalham com as crianças, em que áreas eles atuam e como eles atuam, para acompanharmos essa evolução. Então as expectativas para esse ano é evolução”, falou.

 

 

 

Ao longo da semana, Rodrigo, Romano e Carolina, de 9, 4 e 3 anos de idade, respectivamente, filhos de Luana, passam por sessões de psicoterapia, psicopedagogia, fonoterapia e Terapia ABA. “Toda mãe e pai de autista quer que o seu filho evolua, quer que os prejuízos sejam minimizados, porque desejamos que eles se tornem adolescentes e adultos funcionais”, frisou.

Atividades e novidades para 2025

O Centro de Acolhimento ao Autista, o TEAMARR, oferta ainda serviços de pedagogia, fisioterapia, educação física, taekwondo, arte terapia e neuropsicologia, que é responsável por investigar a suspeita de autismo, para mais de 560 crianças e adolescentes.

Teamarr se reúne com pais de atendidos pela instituição – Foto: SupCom-ALE-RR

Atualmente, dispõe de projetos como o Turistea, que visa capacitar profissionais do turismo para atender pessoas atípicas, e que faz parte do Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais, projeto criado em 2024 por profissionais que atuam no TEAMARR. Desde o início, a proposta abrangeu passeios, sessões de cinema adaptadas; contação de histórias alusivas e interativas; e plantação de horta no ‘Quintal Sensorial’, um dos ambientes de interação do Centro de Acolhimento.

 

 

Ocorre também o Projeto de Extensão Desenvolver em que acadêmicos de Educação Física aplicam atividades físicas e terapias adaptadas para 140 crianças típicas e atípicas, com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade), por exemplo.

Outras atividades como exposição de artes, festas temáticas e emissão de RG foram realizadas na unidade em 2024 e devem continuar neste ano, juntamente as novidades, como a implantação de natação e equoterapia na zona urbana da cidade e expansão de unidades em outros pontos da capital, além de atendimentos e capacitações no interior do estado.

Em Boa Vista, a sede do TEAMARR está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Bruna Cássia / Eduardo Andrade / Flávia Antonia

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Caer realiza manutenção na rede de esgotamento sanitário em rua do bairro Caranã

Postado em 19 de julho de 2025

BEM-ESTAR ANIMAL
Mais de 6 mil animais foram cadastrados no programa pioneiro da ALERR

Postado em 18 de julho de 2025

Plano integrado das forças de segurança garante tranquilidade no Arraial da Família Roraimense

Postado em 18 de julho de 2025