Pesquisar

DESENVOLVIMENTO
‘Roraima é referência em sustentabilidade’, reforça presidente da ALERR durante Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O evento, que segue até o dia 24 de outubro, tem como tema “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do Setor Público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”, reunindo autoridades nacionais e internacionais para discutir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Durante o congresso, o parlamentar destacou os avanços de Roraima no ordenamento territorial e nas legislações que conciliam preservação ambiental e produção sustentável. 
 
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio – Foto: Eduardo Andrade/SupCom ALERR

“Roraima é referência em sustentabilidade ambiental pelo que já avançamos no Estado. Delimitamos as áreas destinadas aos povos indígenas, à preservação ambiental, às Forças Armadas e ao poder público. Com esse conjunto, ultrapassamos 90% de áreas preservadas, o que nos torna um exemplo para o Brasil e para o mundo”, afirmou Sampaio.

O presidente reforçou ainda que o desenvolvimento produtivo do Estado ocorre dentro da legalidade e com o devido licenciamento ambiental.
“Dessa área de cerca de 10% destinada à produção, tudo ocorre dentro dos parâmetros legais, com estudos e licenças ambientais. Essa postura nos torna referência em conciliar crescimento e proteção das nossas riquezas naturais. Também temos investido em legislações amplamente debatidas com a sociedade, como a Lei de Terras e o Código Ambiental de Roraima”, destacou.
 
O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Governo de Roraima e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). A iniciativa conta ainda com o apoio da Assembleia Legislativa e do Ministério Público de Contas e Estadual.
 
O presidente do TCE-RR, conselheiro Brito Bezerra, ressaltou a importância de Roraima sediar um congresso de relevância nacional.
 
Conselheiro Brito Bezerra, presidente do TCE-RR – Foto: Eduardo Andrade/SupCom ALERR

“É uma grande honra para Roraima receber um evento nacional e ser essa ponte entre quem produz e quem preserva. Com o apoio das instituições, reunimos aqui especialistas, conselheiros e representantes internacionais para discutir caminhos concretos rumo à sustentabilidade”, afirmou.

 
Para o conselheiro Bismarck Dias, coordenador do encontro, a escolha de Roraima reflete o momento positivo do Estado em termos de crescimento equilibrado.
 
“Roraima vive um momento oportuno. O congresso vai discutir governança ambiental e sustentabilidade, e nosso Estado é exemplo de crescimento econômico aliado à preservação, com mais de 90% dos nossos recursos naturais protegidos, mesmo com expansão contínua”, observou.
 
Já o vice-presidente do Tribunal de Contas do Paraná e presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Ivan Bonilha, destacou a relevância simbólica de realizar o evento em território roraimense.
 
Conselheiro Ivan Bonilha, presidente do IRB – Foto: Eduardo Andrade/SupCom ALERR

“É muito significativo que os Tribunais de Contas estejam em Roraima para debater o meio ambiente. O Estado é um caso emblemático de equilíbrio entre desenvolvimento e preservação. Esse encontro é um passo importante para construirmos políticas públicas que unam proteção ambiental e progresso social”, pontuou.

 
O IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas segue até sexta-feira (24), com painéis, palestras e debates técnicos sobre justiça socioambiental, governança climática e o papel das instituições públicas na construção de um futuro sustentável para o país.
 
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALERR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

AUDIÊNCIA PÚBLICA
ALERR debate impactos econômicos e ambientais da presença de javalis em Roraima

Postado em 25 de outubro de 2025

Comissão aprova proposta que autoriza uso de escola pública para cursinho comunitário

Postado em 25 de outubro de 2025

Governo de Roraima lança Portal do Crédito e moderniza acesso a financiamentos no Estado

Postado em 24 de outubro de 2025