DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Comissão da ALE-RR debate políticas públicas para fortalecimento da agricultura familiar | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) reuniu-se, nesta terça-feira (12), para discutir estratégias e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar nas áreas apicultora e pesqueira do Estado. Presidida pelo deputado Armando Neto (PL), a reunião contou também com os parlamentares Marcelo Cabral (Cidadania) e Eder Lourinho (PSD), que participou de forma remota.

Entre os convidados, estiveram os representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater) e presidentes de cooperativas relacionadas à produção de mel e à pesca.

Durante a reunião, foram debatidas as dificuldades de desenvolvimento da produção de mel no Estado. O presidente da Cooperativa de Apicultores de Roraima (Roraimel), Josias Rufino, afirmou que o mel produzido em Roraima é de boa qualidade e apontou os entraves para a certificação orgânica do produto.

Estamos no lugar certo, que é a casa do povo, e viemos reivindicar a destinação de área específica para a produção de mel, pois com ela teríamos a certificação orgânica do produto. Então, com os nossos parlamentares, trouxemos essa demanda para o poder público da agricultura familiar do nosso Estado”, ponderou Rufino.

Outro ponto-chave debatido foi a venda de peixes de pequenos produtores para o setor público. Conforme discutido na reunião, parte da produção da Federação de Pescadores de Roraima é vendida por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab. A ideia agora é avançar as discussões para possibilitar a venda de peixes também para o modelo estadual do programa.

Hoje temos um contrato com o governo federal no valor de R$ 675 mil em compra de peixe diretamente da natureza, pescado no rio. Com intermédio da comissão da ALE-RR, a gente pretende inserir o pescado no PAA estadual e conseguir vender também os nossos alimentos para esse programa do governo de Roraima”, disse Rafael Pinheiro, presidente da Federação de Pescadores de Roraima.

O superintendente regional da Conab, Janderson Maués, destacou que possui contratos para compra de alimentos em dez municípios roraimenses. A intenção é chegar a todas as cidades do Estado, com o intuito de investir no PAA mais de R$ 20 milhões somente em 2024.

É bem importante essa reunião para possibilitar o aumento das nossas ações dentro de Roraima, beneficiando ainda mais os agricultores familiares. A gente espera alcançar os 15 municípios do Estado neste ano e, para isso, solicitamos apoio do Poder Legislativo e Executivo estaduais”, declarou Maués.

Após o debate entre setores públicos e privados, o deputado Armando Neto destacou a relevância do encontro para alinhar esforços entre os diferentes órgãos e entidades envolvidas na promoção da agricultura familiar em Roraima.

Estamos caminhando rumo ao progresso e fornecendo uma sustentabilidade para a classe produtora do nosso Estado, sobretudo para a agricultura familiar que merece um carinho e uma atenção devida. É nessa união entre instituições que podemos contribuir com o pequeno produtor, melhorando a qualidade de vida da população roraimense”, ressaltou o parlamentar.

Para o deputado Marcelo Cabral, a Casa Legislativa também tem o papel de discutir o fomento dos setores agrícolas. “A Assembleia Legislativa tem aprovado projetos, emendas e feito o que é preciso para legislar em causa do pequeno produtor indígena e não indígena. A reunião foi importante para fortalecer a agricultura familiar, cumprindo, desta forma, o nosso papel enquanto parlamentares”, disse.

Ao final da reunião, ficou acordado que serão elaboradas propostas para serem apresentadas ao governo do Estado, bem como parcerias entre a Seadi e Conab para visitar os municípios não atendidos pela empresa pública federal.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022