PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Deputados aprovam PL que institui ‘Dia da Conscientização sobre o Capacitismo’

Proposta visa conscientizar população para igualdade de oportunidades, incentivando inclusão e estimulando reflexão
Foto: Eduardo Andrade

Compartilhe:

Por SupCom ALERR

Proposta visa conscientizar população para igualdade de oportunidades, incentivando inclusão e estimulando reflexão
Promover políticas e atividades educacionais às pessoas com deficiência é uma das ações previstas no Projeto de Lei (PL) nº 154/2021, aprovado por 16 votos durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) desta quarta-feira (22).

A proposta, de autoria do deputado Jeferson Alves (União), institui 21 de setembro como o “Dia da Conscientização sobre o Capacitismo” no calendário oficial de eventos do Estado. O objetivo é “conscientizar a população para a igualdade de oportunidades, incentivar a inclusão e estimular a reflexão sobre os direitos dessa parcela da sociedade”.

“A prática do capacitismo, termo ainda desconhecido por muitos de nós, atinge a pessoa com deficiência de diferentes formas, criando muitas barreiras, porque elas são tratadas como incapazes, dependentes. Embora, muitas vezes, venha disfarçado de piada e brincadeira, o capacitismo é crime no Brasil, previsto na Lei da Inclusão, passível de punição”, ressaltou Jeferson Alves.

De acordo com o parlamentar, são inúmeras as expressões usadas no dia a dia, que por falta de conhecimento, são reproduzidas e geram discriminação e exclusão social.

“A gente acaba repetindo palavras e frases, muitas vezes inocentemente, que podem ferir essas pessoas. Quando a gente diz que está ‘cego de raiva’, ou deu uma ‘mancada’, está usando falas capacitistas. É preciso trazer esse assunto para discussão, porque é errado”, completou.

De acordo com dados do IBGE, 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, o que representa mais de 45 milhões de pessoas. A data foi escolhida em razão da celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituída pela Lei Federal nº 11.133/2005, garantindo a participação plena em igualdade de condições das pessoas com deficiência.

Leia também:

Pesquisa sobre mídia cívica indica ruptura com conceitos tradicionais

Postado em 16 de junho de 2024

Polícia Civil participa de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

Postado em 16 de junho de 2024

TERAPIA E RENDA EXTRA Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia | ALE-RR

Postado em 15 de junho de 2024

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para bombeira e policial – Notícias

Postado em 15 de junho de 2024