Pesquisar

Denarium se reúne com ministro da Pesca e Aquicultura e apresenta documento para fortalecer setor em Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Cumprindo agenda em Brasília nesta quinta-feira, 11, o governador Antonio Denarium visitou o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para tratar sobre demandas enviadas pelo setor junto ao órgão federal.

 

Na ocasião, o governador apresentou um documento que encaminha alguns pontos do setor de psicultura de Roraima de forma a desenvolver a indústria e produção locais. Denarium visitou o ministro acompanhado dos deputados federais Zé Haroldo e Stélio Dener, além da secretária-adjunta da Serbras (Secretaria de Representação em Brasília), Angela Lira.

 

Entre os pontos, além do pedido para apoio à comercialização e industrialização do pescado roraimense, o governador solicita ao ministério campanhas para o incentivo do peixe tambaqui dentro e fora do Brasil e a criação de um selo de origem exclusivo para certificação de peixes amazônicos.

 

Além disso, um pedido é pelo fortalecimento da piscicultura familiar com ações como a dispensa de licenciamento até 5 hectares com acesso a linhas de crédito diferenciadas para aquisição de ração animal. Essa medida já ocorre em outros Estados brasileiros, como o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

“Temos certeza da atenção e a sensibilidade do ministro, que nos prometeu analisar e nos posicionar sobre cada item apresentado. Esse é um trabalho que fazemos para fortalecer o setor da piscicultura em Roraima e consequentemente a nossa economia com boas oportunidades de exportação para outros Estados e até países”, afirmou o governador.

 

 

Durante o encontro, o ministro André de Paula afirmou que o órgão se posicionará sobre os pedidos do Governo para a classe produtiva. “Fiquei muito feliz não apenas pela visita do governador Antonio Denarium e dos parlamentares. Mais importante que isso foi o diagnóstico do setor da piscicultura em Roraima, que com o apoio do Governo Federal vai crescer ainda mais”, disse.

 

As demandas apresentadas ao ministro foram:

 

  1. Apoio à comercialização e industrialização (frigorífico) para os pequenos produtores, ampliando o mercado de exportação para a Venezuela, Guiana e Caribe. Assim, gerando uma disponibilidade maior de alimento e renda;

 

  1. Campanhas para incentivar consumo do tambaqui dentro e fora do Brasil;

 

  1. Programa de melhoramento genético do Tambaqui e adequação nutricional;

 

  1. Apoio ao cooperativismo local;

 

  1. Simplificação dos procedimentos de licenciamento ambiental, segurança jurídica (ampliação de reservas ambientais e indígenas), embargos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), entre outras. Mesmo sabendo que não são questões ligadas diretamente ao Ministério da Pesca e Aquicultura, acredito ser de grande importância para a continuidade da produção de alimentos em todo Brasil;

 

  1. Incentivo à Piscicultura Familiar com ações como a dispensa de licenciamento até 5 hectares, ação que já está na aprovada em outras unidades da federação, com o acesso a linhas de crédito diferenciadas para a compra de ração animal e organização de toda cadeia produtiva;

 

  1. Criação do “Selo de Origem” para certificação dos peixes amazônicos;

 

  1. Por último, no caso da indústria, há a necessidade de benefícios fiscais como PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) para redução de preço e melhoria da competitividade.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

INCLUSÃO E TURISMO
Turistea encerra 2025 com reconhecimento nacional

Postado em 16 de dezembro de 2025

Estudantes de Caracaraí representam o Brasil em torneio escolar na Guiana

Postado em 16 de dezembro de 2025

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025