Pesquisar

DEFESA SANITÁRIA | Governo de Roraima apresenta plano de contingência contra a gripe aviária

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Governo de Roraima apresentou na manhã desta quarta-feira, 7, o Plano de Contingência para a gripe aviária. A reunião, que ocorreu no auditório do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), contou com a participação de instituições públicas e representantes do setor privado para discutir meios de preparação para ações de combate e prevenção no Estado.

 

Desde o começo do surgimento dos primeiros casos da doença no Brasil, o Governo, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), vem trabalhando para unir esforços, visando o surgimento da influenza aviária. Participaram da reunião de apresentação do Plano representantes da Sesau (Secretaria de Saúde), Polícia Militar, Ministério da Agricultura, entidades de proteção do meio ambiente e da iniciativa privada.

 

Segundo o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, o objetivo é preparar as instituições e o setor privado, em caso de ocorrência, saber agir rapidamente para evitar o agravamento da doença, evitando que chegue à cadeia produtiva e acabe causando prejuízos incalculáveis para a economia e a saúde pública.

 

O médico veterinário e fiscal agropecuário estadual, Kléber Farias, responsável pela apresentação do Plano, destacou que o trabalho coletivo é o melhor caminho para se precaver contra o avanço da doença, caso ocorra em Roraima. Ele enfatizou que é preciso que a sociedade se sensibilize para a gravidade do problema.

 

“Só teremos sucesso se tivermos o apoio da Polícia Militar, saúde, meio ambiente e demais órgãos que possam somar com a gente, trabalhando de forma adequada para evitar que a gripe aviária tome proporções incontroláveis e tragam muitos danos para todos”, ponderou Farias.

 

O Plano prevê ações em diversas áreas e com o envolvimento de órgãos públicos e do setor produtivo do Estado a fim de deixar Roraima preparada para o surgimento de casos da gripe aviária.

 

Em algumas regiões do País surgiram casos da doença que fizeram o Ministério da Agricultura decretar estado de emergência zoossanitária em todo Brasil por 180 dias. O objetivo da medida é evitar a propagação do vírus H5N1 no país, após confirmação da doença em aves silvestres encontradas no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025