Pesquisar

DE OLHO NO FUTURO Deputados aprovam projeto de lei que incentiva iniciação científica nas escolas estaduais | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Com o objetivo de desenvolver nos estudantes da rede pública habilidades e competências por meio da prática da pesquisa científica, por 15 votos favoráveis o Plenário da Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei (PL) nº 44/2022, que dispõe sobre a “Política de Incentivo à Iniciação da Pesquisa Científica nas Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino de Roraima”.

Proposta pelo deputado Evangelista Siqueira (PT), a matéria estabelece que a política na educação básica se dará pela formação de grupos de iniciação à pesquisa científica e estudos nas escolas estaduais, sendo, preferencialmente, para estudantes do ensino médio.

A ideia da medida, segundo Siqueira, é também desmistificar a ciência e levá-la para o cotidiano dos alunos.

“Geralmente, eles tendem a não ligar a ciência às suas ações do cotidiano. Além disso, a imagem de ‘cientista’ passada pela sociedade marca um estereótipo estranho, geralmente aliado à ideia de algo difícil e complicado. Sabemos que nessa idade o aluno tem uma predisposição a atividades com mais ação e diálogo, mas, ao contrário do que muitos deles pensam, a ciência pode ser feita exatamente desta forma: na escola”, ressaltou Siqueira na justificativa do PL.

 

A iniciativa busca ainda o desenvolvimento tecnológico do país, quando talentos em potencial são aprimorados na educação básica.

 

“É uma forma de descobrir talentos e estudantes com vocação científica. Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq], para desenvolver um país é necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover à população conhecimentos básicos de ciência e tecnologia”, acrescentou.

 

O programa poderá contar com a equipe de docentes da própria escola pública, bem como firmar convênios entre a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e universidades públicas estaduais e projetos de pesquisas parceiros, preferencialmente no formato de voluntariado e protocolo de extensão curricular.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR 

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025