Pesquisar

Daniele Hypólito acende a pira olímpica na abertura da Etapa Final dos 51° Jogos Escolares de Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A noite dessa sexta-feira, 19, marcou o início da etapa final dos 51° JERs (Jogos Escolares de Roraima), com uma cerimônia de abertura memorável no Ginásio Hélio Campos, no bairro Canarinho, em Boa Vista. O evento reuniu alunos-atletas, técnicos, autoridades e a comunidade, celebrando o espírito esportivo e a dedicação dos jovens competidores.

A cerimônia contou com a presença da ex-ginasta olímpica Daniele Hypólito, que acendeu a pira olímpica, marcando o início das competições. A atleta roraimense Larissa Magalhães Amorim, campeã mundial de Karatê, foi quem realizou o revezamento da tocha com a ex-ginasta olímpica.

Daniele Hypólito também realizou uma palestra show intitulada “Uma Trajetória de Desafios e Sucesso”.

“Não perca a oportunidade, é muito bom praticar um esporte. O mais difícil vocês já estão fazendo agora, apliquem, façam com alegria e aproveitem ao máximo o melhor do esporte”, disse Hypólito aos alunos presentes, incentivando a não desistirem do sonho de serem atletas multicampeões assim como ela, que representou por cinco vezes o Brasil em Olimpíadas.

A etapa final dos Jogos Escolares de Roraima promete ser uma celebração do esporte, do esforço e da superação, inspirando uma nova geração de atletas a perseguir seus sonhos e alcançar o sucesso.

Etapas anteriores e modalidades disputadas

Os 51º Jogos Escolares de Roraima foram organizados em seis etapas, incluindo quatro regionais, a etapa capital e a grande etapa final. Durante as fases anteriores, diversas modalidades já foram disputadas: lutas, ciclismo, natação e atletismo, nas quais os atletas já garantiram medalhas e estão classificados para a nacional.

Cada etapa regional, de onde saíram os classificados para esta última etapa, foi realizada em diferentes municípios, como São João da Baliza, Cantá, Iracema e Alto Alegre, envolvendo milhares de estudantes e proporcionando um ambiente competitivo e inclusivo.

Competição e Infraestrutura

Nesta etapa final, Boa Vista recebe 3.000 alunos-atletas de 91 escolas, que competem em modalidades como futsal, handebol, vôlei de praia, voleibol, tênis de mesa, xadrez, badminton, futebol de campo, basquete e a novidade da edição, tiro com arco. As competições são realizadas em diversas categorias, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.

Os estudantes contam com transporte, alimentação e alojamento nas escolas estaduais Oswaldo Cruz, General Penha Brasil e Gonçalves Dias, garantindo que todos os participantes tenham as melhores condições para competir e se destacar.

Dinaildo Barreto, diretor do IDR, comentou, emocionado, sobre a importância do evento: “O Governo de Roraima faz um trabalho brilhante dando a oportunidade de vivência não só aqui, mas a oportunidade de serem levados para competições em nível nacional para representar o Estado. Isso é a melhor coisa que poderia acontecer na infância de uma criança”, completou.

Uma das alunas-atletas, na modalidade de futebol de campo, Joana Vitória, da Escola Estadual Indígena José Aleixo, comunidade indígena Truaru da Serra (Boa Vista Rural), expressou sua empolgação: “É a nossa primeira vez participando dos Jogos Escolares. Estamos confiantes que vamos ganhar. Levar esse título para a nossa comunidade, para a nossa escola principalmente”, disse a estudante.

Governo de Roraima vai garantir passagens para competições nacionais

Os classificados em cada categoria garantem vaga para os JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), que ocorrerão em Recife, em setembro, para a faixa etária de 12 a 14 anos, e para os JEJ (Jogos Escolares da Juventude), que acontecerão em João Pessoa, em novembro, para atletas de 15 a 17 anos.

“O Governo de Roraima vai garantir a presença de todos os atletas classificados para as etapas nacionais. As passagens serão custeadas pelo Estado, garantindo que nossos jovens talentos possam competir e brilhar no cenário nacional”, anunciou o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad.

Parcerias

Para que a presença da Daniele Hypólito fosse possível, foi firmada parceria entre o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), e o Centro Universitário Estácio da Amazônia, que trouxe a atleta para palestras motivacionais, juntamente com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima).

“Quando a gente fala de educação, de transformação de vida, que é o que a gente busca fazer, não podemos transformar sem o esporte. O esporte é transformador de vidas. Então, a própria Daniele que está aqui com a gente é um exemplo, no que a vida dela se tornou por conta da ginástica”, salientou a reitora da Estácio, Brenna Linhares.       

 

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Polícia Civil deflagra operação “combo criminoso” para combater fraudes cibernéticas em Boa Vista

Postado em 22 de junho de 2025

Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial

Postado em 22 de junho de 2025

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

Postado em 22 de junho de 2025