Pesquisar

CULTURA E IDENTIDADE
ALERR celebra o Dia do Poeta com vídeo da poesia vencedora do 1º Concurso Virtual

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Neste 20 de outubro, Dia do Poeta, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) divulgou nas redes sociais o vídeo da poesia vencedora do 1º Concurso Virtual de Poesia. A ação integra o calendário comemorativo da data e tem o objetivo de valorizar a cultura local, estimular a produção literária no estado e aproximar a população das ações culturais do Parlamento.

A iniciativa foi lançada nas redes sociais no dia 24 de setembro, com a proposta de envolver o público em um processo participativo. Ao todo, foram 35 poesias inscritas. O tema era livre e os participantes enviaram seus textos por mensagem direta no Instagram oficial da ALERR (@assembleiarr). O prazo de envio foi encerrado no dia 28 de setembro.

A ALERR divulgou a versão animada da poesia vencedora do 1º Concurso Virtual de Poesia

Das poesias recebidas, cinco foram selecionadas por um júri técnico formado por artistas e produtores culturais do estado. Os autores das obras escolhidas gravaram vídeos declamando suas poesias, que foram publicados no feed do Instagram da ALERR. A escolha final do vencedor foi realizada pelo público, por meio de votação nas redes sociais.

A diretora de Imprensa, Jornalismo, Publicidade e Propaganda da ALERR destacou a grande participação do público e o sucesso da ação nas redes sociais

“A gente ficou muito satisfeito com a grande participação. A ideia era valorizar os poetas e promover a produção literária do nosso estado. Essa ação também aproximou a população do parlamento e gerou um ótimo engajamento nas redes. As pessoas compraram a ideia da votação”, afirmou Leo Daubermann, diretora de Imprensa, Jornalismo, Publicidade e Propaganda da ALERR.

Autor da poesia vencedora, Willer Lira celebrou a oportunidade de dar voz aos sonhos e à força de quem luta por seus objetivos

O vencedor foi Willer Lira, professor de Língua Portuguesa, com a poesia “Sonheto”. Para ele, a experiência foi uma redescoberta: “Senti alegria e gratidão por descobrir esse ser que escreve em mim. Quis retratar o sonho do aluno que tenta uma vaga no concurso público, alguém que resiste e segue acreditando”, contou.

A poesia de Willer Lira, em formato de soneto, aborda o sonho como motor da resistência e da superação. A banca avaliadora foi composta por nomes reconhecidos na cena cultural local: Leonardo Guimarães, poeta e professor de Língua Portuguesa; Zanny Adairalba, compositora e produtora cultural; e Zeca Preto, cantor e compositor. O poema vencedor ganhou uma versão animada, publicada no Instagram da Assembleia Legislativa, com colaboração do próprio autor.

Esse ano, a poesia vencedora foi animada. Pensamos nisso para dar ainda mais destaque à obra e mostrar que o parlamento também é espaço de cultura e pertencimento. Queremos continuar com esse tipo de ação”, ressaltou Leo Daubermann.

Sonheto
por Willer Lira

Sonho é clarão que rompe a noite fria
Nasce no peito e cresce contra o não
É chama viva, é força que irradia,
Num norte imenso em luta e coração.

Regá-lo é ter na seca a resistência
Fazer da dor um passo para vencer,
Erguer-se firme, bravo na consciência
Trazendo a fé que ensina a florescer.

Na imensidão que o mapa desenhou,
Um nome ergue a voz que foi calada,
Com suor e sonho a vida conquistou.

E quem resistiu, de fronte levantada,
Ergue sua bandeira e brada:
Aqui estou!
Sou filho do Norte e nada, nada me abala!

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALERR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

FOMENTO À CULTURA
ALERR reconhece Grupo Folclórico Agitação Caipira como utilidade pública

Postado em 21 de outubro de 2025

Polícia Civil cumpre mandado de prisão de condenado por furto qualificado cometido em 2013

Postado em 21 de outubro de 2025

Governo de Roraima lança Programa de Avanço da Infraestrutura com pacote bilionário de obras

Postado em 21 de outubro de 2025