Pesquisar

CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE Estudantes assistem à palestra de equipe da Procuradoria da Mulher da ALE-RR sobre violência doméstica e familiar | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta terça-feira (16), servidores da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) ministraram uma palestra sobre violência doméstica e familiar no Colégio Estadual Militarizado Carlos Drummond de Andrade, localizado no bairro Pricumã, zona Oeste de Boa Vista. Para uma plateia de mais de cem alunos do ensino médio, a equipe passou informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/2006) e os serviços disponibilizados pelo Chame (Centro Humanitário de Apoia à Mulher) e Centro Reflexivo Reconstruir.

Os estudantes conheceram os diversos tipos de violência no contexto familiar (física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, política e virtual). Além disso, o Chame apresentou os trabalhos de acolhimento à vítima e do Reconstruir, feito para reintegração dos agressores, ambos realizados por uma equipe multiprofissional composta de advogados, psicólogos e assistentes sociais.

Glauci Gembro, diretora da Procuradoria da Mulher, frisou que as atividades destinadas à comunidade escolar servem para conscientizar os alunos, com intenção de reduzir os casos de violência doméstica no Estado.

“Estamos fazendo esse trabalho na base escolar com o intuito de passar aos nossos jovens informações sobre a violência doméstica e explicando como ela deve ser denunciada. Certamente, essa ação contribui para que possamos discutir o tema, além de possibilitar que o ciclo de violência na família tenha um fim”, declarou.

 

 

 

O aluno Luis Felipe, de 18 anos, destacou que é necessário que o assunto seja discutido no âmbito escolar. “A palestra agregou conhecimentos ao relatar que a mulher deve ser protegida. Assim, aprendemos que há consequências, tanto legais quanto psicológicas, quando ocorre uma agressão”, analisou.

 

 

A gestora pedagógica Lediomar Araújo classificou como essencial a presença do programa especial da ALE-RR para o debate do tema entre os estudantes do ensino médio.

“É muito relevante esse assunto para a nossa comunidade, tendo em vista que, após o período da pandemia, houve muitos relatos de alunos que tiveram problemas familiares. Nesse sentido, a palestra traz informações cruciais para o enfrentamento da problemática, além de explicar os procedimentos para que se denuncie”, relatou.

 

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

 

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar que conta com psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece serviço psicológico, jurídico e social, porém é destinado aos agressores. A equipe do programa promove encontros para tratar de temas sensíveis, a exemplo de masculinidade hegemônica, depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Procuradoria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Alfredo maia

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Estudantes de Caracaraí representam o Brasil em torneio escolar na Guiana

Postado em 16 de dezembro de 2025

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025