Pesquisar

Confira oito dicas para bombar nas vendas de Natal e do Ano Novo | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Black Friday de 2024 bateu recorde de faturamento no Brasil e atingiu o melhor resultado dos últimos quatros anos. É o que aponta o levantamento da empresa de serviços e dados Neotrust Confi. Entre a quinta-feira (28) e a manhã deste domingo (1º), o faturamento no comércio eletrônico foi de cerca de R$ 8 bilhões. É um avanço de 11% em comparação ao ano anterior. No total, foram mais de 14,4 milhões de pedidos e um gasto médio de R$ 555. Já a empresa de maquininhas de cartão Cielo verificou um crescimento de 16,1% nas vendas da Black Friday em 2024 – o destaque foi para o comércio físico, com alta de 17,1% nas vendas, enquanto o e-commerce subiu 8,9%.

O Natal e o Ano Novo são outras datas que movimentam os comércios físicos e digitais e enchem de expectativa os empreendedores de todo o país. Somente no e-commerce, em 2023, foi registrado um crescimento de 18% nas vendas durante o período natalino. Algumas dicas são fundamentais para o dono do pequeno negócio conquistar o sucesso nessas datas comemorativas: antecipar o planejamento e as ações para conquistar clientes; tematizar ambientes de acordo com as datas; criar campanhas criativas, promover ações diferenciadas e oferecer benefícios.

Outro destaque são os tipos de presentes para cada momento: a comemoração em 25 de dezembro é marcada pela busca de presentes especiais, como livros, brinquedos, além de alimentos e bebidas, como um bom vinho. Já o Réveillon é uma oportunidade para as empresas que promovem eventos, além do setor de vestuário, pelo estímulo à busca por novos looks para comemorações diversas.

Vendas de vinhos costumam aumentar durante as festas de fim de ano. Foto: Inovamate.

Como faturar mais

Para aproveitar o período que se aproxima, é necessário se preparar para as datas e conhecer as melhores estratégias para maximizar as vendas e garantir o sucesso do negócio. Por isso, o Sebrae preparou oito dicas de como ter sucesso nas festas de fim de ano.

  1. Planeje o estoque
    Defina os produtos e/ou serviços que serão seus carros-chefes nas festividades e antecipe os pedidos aos fornecedores.
  2. Treine a equipe e promova um atendimento de qualidade
    Invista na experiência, promova o encantamento e conquiste clientes para além das datas festivas.
  3. Planeje-se para atuar em horários diferenciados
    Neste período, pode ser que seja necessário estender um pouco mais o horário de fechamento das lojas.
  4. Tenha atrações na loja física e estratégias gamificadas na loja on-line
    Pense na decoração da loja (física e virtual). Isso poderá atrair mais clientes.
  5. Ofereça descontos progressivos e kits com itens que se complementam
    É possível promover combos de produtos internos (da própria loja) e com comércios parceiros (externos). Incentive compras maiores e atraia clientes pela percepção de economia.
  6. Divulgue nas redes sociais e em newsletters para antecipar o interesse do cliente
    Invista em ações de marketing e promova campanhas pelas redes sociais. Lembre-se que os dois ambientes precisam de uma atenção redobrada neste momento.
  7. Personalize os produtos e a venda
    Os itens e pacotes podem ser temáticos para diferentes perfis e finalidades. Embalagens especiais também são bem-vindas.
  8. Fidelize o cliente
    Envie mensagens de agradecimento e e-mails pós-compra, apresentando vantagens para o futuro.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias / SEBRAE-RR – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025