Pesquisar

CONCURSO DA SEFAZ | Candidatos participam de curso de formação para o cargo de técnico de tributos

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os 68 candidatos aprovados na primeira fase do concurso público da Sefaz (Secretaria da Fazenda) do Estado de Roraima para o cargo de técnico de tributos estaduais, participam, desde segunda-feira, 17, do curso de formação profissional, última etapa do certame.

 

O curso está sendo realizado no auditório do Ierr (Instituto de Educação de Roraima), localizado na avenida São Sebastião, 521, no bairro Caimbé (antiga Univirr). A formação segue até o dia 29 de abril, no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Durante duas semanas, os candidatos recebem aulas de Direito Tributário, Direito Penal, Legislação Tributária e Legislação de Interesse Institucional.

 

O instrutor na área de substituição tributária na área de livre comércio, Márcio Piccolo, destacou a grande participação de pessoas de Roraima no curso, o que demonstra que os concurseiros locais conseguiram ser competitivos no preenchimento de vagas do certame.

 

“Geralmente esses concursos da área fiscal são os mais competitivos. É uma turma de muito bom nível, e a gente nota ao expor os conteúdos e vemos que é um pessoal que está muito nivelado. A expectativa que eu tinha com relação ao nível técnico está se confirmando. Eles trazem muitos conhecimentos da área tributária, e isso facilita para que a gente leve os temas debatidos”, disse.

 

Participantes relatam experiências e aprendizados durante formação para atuar na Sefaz

 

O candidato Gilson Santos Guimarães, de 37 anos, veio de Taboão da Serra, no interior de São Paulo, e antes trabalhava como servidor federal de nível médio desde 2011. Ele ficou em sétimo lugar na prova objetiva do concurso.

 

Ele explicou que, a partir de 2018, começou a se interessar nos concursos voltados à área fiscal, e inicialmente teve interesse de prestar o concurso para auditor fiscal do Estado de Roraima, mas não teve recursos devido ao alto custo que teria com viagens e hospedagem.

 

“Graças a esse esforço do Governo do Estado em abrir um novo concurso para o cargo de técnico de tributos eu tive uma nova oportunidade. Um concurso desses é um encontro do esforço administrativo, de reestruturar a carreira, de reestruturar a secretaria, com o esforço dos candidatos, que vão ter de gastar horas. A gente fala em centenas ou até milhares de horas para chegar a uma preparação de alto nível”, relatou.

 

Ele detalhou ainda sobre a qualidade do curso e dos instrutores que são altamente qualificados, e passam, além do conteúdo que vai cair na prova, o cotidiano da Sefaz. Essa rotina, segundo Guimarães, facilita para uma aclimatação com o trabalho que será desenvolvido na secretaria.

 

“Ao final a gente vai sair daqui preparado, com algum conhecimento do que nos aguarda. Essa reestruturação da carreira proporciona uma Sefaz mais estruturada para o cidadão e uma oportunidade profissional para os que vêm de outros Estados e vai prestar esse serviço público para o cidadão de Roraima”, garantiu.

 

O candidato Bruno Gadelha, de 41 anos, é roraimense e concorre pela primeira vez a um concurso público. Ele enalteceu a grande participação de pessoas de Roraima no certame.

 

“Isso demonstra o nível dos concurseiros de Roraima. Minhas expectativas de ingressar no serviço público são as melhores possíveis, e a intenção é contribuir com o Estado e melhorar a vida da minha família”, disse.

 

O secretário da Sefaz, Manoel Sueide Freitas, explicou que, ao final do curso de formação, será aplicada uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com até 70 questões de múltipla escolha, que versarão sobre os conteúdos de cada uma das disciplinas abordadas durante as aulas.

 

“Esse é um concurso que também foi muito esperado e estamos chegando à sua fase final. Após a conclusão do curso de formação será divulgada a lista dos aprovados e, após serem seguidos os trâmites legais, os classificados serão nomeados e vão tomar posse, para que possam somar esforços no trabalho de fiscalização tributária da Sefaz em nosso Estado”, declarou Freitas.

 

SOBRE O CONCURSO

 

Foram ofertadas 21 vagas para o cargo de técnico de tributos estaduais, sendo 19 para ampla concorrência e duas para PCDs (pessoas com deficiência), com remuneração inicial de R$ 1.339,22 mais a GEP (Gratificação de Estímulo à Produtividade).


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025

MAGIA DO NATAL
Papai Noel visita polo Senador Hélio Campos do CCJuv e faz a alegria da criançada

Postado em 17 de dezembro de 2025