Pesquisar

Comissão de Legislação Participativa debate impactos da construção de novo bairro no DF – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

[ad_1]

26/08/2022 – 11:14  

Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Vista aérea do Lago Paranoá, no DF

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados debate nesta segunda-feira (29) a possível ameaça à preservação de área conhecida como Serrinha do Paranoá, no Distrito Federal, devido ao parcelamento do solo urbano público visando à criação de novo setor habitacional (Setor Habitacional Taquari Etapa I – Trecho 2) .

A deputada Erika Kokay (PT-DF), que pediu o debate, explica que, conforme inquérito instaurado pelo Ministério Público do Distrito Federal, existem duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) federais na área onde o governo pretende construir o novo bairro.

Uma delas é a do Lago Paranoá, sob gestão do governo distrital, foi criada em 1989 com o objetivo de proteger e recuperar os recursos hídricos da referida bacia e, assim, reduzir o processo de assoreamento e os índices de poluição do Lago.  A outra é APA do Planalto Central, sob gestão do governo federal, criada em 2002, para proteger os mananciais, regular o uso dos recursos hídricos e o parcelamento do solo, bem como para garantir o uso racional dos recursos naturais e proteger o seu patrimônio ambiental.

“Vale registrar que a Serrinha do Paranoá é uma área de extrema sensibilidade ambiental, posto que lá estão localizadas mais de 100 nascentes, responsáveis por 40% ou mais da água que abastece o Paranoá”, explica a deputada.

Segundo Erika Kokay, todo o processo de construção do novo bairro tem sofrido forte resistência de segmentos da sociedade que se sentem prejudicados pela falta de diálogo com o poder público, notadamente a população diretamente afetada pelo anunciado empreendimento imobiliário. “A situação se apresenta ainda mais grave por não se tratar de um empreendimento isolado, mas parte de um conjunto de intervenções e obras de infraestrutura e logística de suporte ao processo de expansão urbana e demais usos do solo do Distrito Federal”.

Foram convidados, entre outros:

– representante do Fórum das ONGs Ambientalistas, Maurício Laxe;
– representante do Comitê de Bacias Paranaiba DF, Ricado Minotti;
– a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB,  Liza Maria Souza de Andrade; e
– a representante da Secretaria do Meio Ambiente do DF,  Maria Silva Rossi.

Veja a lista completa de convidados. 

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 3. Os interessados podem acompanhar o debate e participar da discussão pela internet. 

Da Redação – RL

[ad_2]

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025

ORGULHO DE RORAIMA
Assembleia Legislativa homenageia profissionais da fonoaudiologia de Roraima

Postado em 11 de dezembro de 2025

Governo de Roraima abre pré-matrículas e reforça que nunca é tarde para recomeçar os estudos

Postado em 11 de dezembro de 2025