Comissão aprova projeto que prevê acesso gratuito ao Samu por aplicativo de celular – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

10/01/2024 – 10:03  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Gabriel Mota apresentou substitutivo

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por meio de aplicativo de celular. Segundo o texto, as operadoras de telefonia deverão permitir o uso do aplicativo pelos usuários sem que haja consumo do pacote de dados contratado.

A proposta estabelece que o aplicativo será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante convênio firmado com os municípios interessados, conforme regulamento a ser editado pelo SUS.

A medida foi aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR), ao Projeto de Lei 4506/23, do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O texto original estabelecia que o aplicativo permitiria “acesso ilimitado à internet”, mas o relator, acolhendo sugestão da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), optou por prever o uso do aplicativo sem consumo do pacote de dados do usuário.

Por fim, o texto prevê que os proprietários de aparelhos que enviarem mensagens falsas de emergência pelo telefone 192 ou pelo aplicativo ficarão sujeitos à multa e à obrigação de ressarcir os prejuízos aos cofres públicos.

Tramitação
A proposta tramita  em caráter conclusivo e será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rodrigo Bittar

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministro assina termo de cooperação para implantar núcleo em Amajari | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024