Comissão aprova projeto que abre renegociação de dívidas de empresas com Pronampe – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


07/07/2022 – 11:48  

Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O relator do projeto, deputado Josivaldo JP

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece que a União promoverá a renegociação dos empréstimos contratados por empresas até outubro de 2021 no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Conforme o Projeto de Lei 4415/21, os créditos concedidos terão prazo de pagamento estendido em até 48 meses, a critério do tomador, e taxa de juros anual máxima de 6% ao ano, a ser aplicada sobre o saldo devedor apurado pela instituição financeira quando da renegociação.

O texto aprovado é de autoria do deputado Efraim Filho (União-PB) e altera a lei que criou o programa de crédito (13.999/20).

Juros
Efraim Filho alega que a elevação recente da taxa de juros oficial da economia (Selic) afetou as empresas de pequeno porte, que perderam vendas. O relator do projeto, deputado Josivaldo JP (PSD-MA), concordou o argumento.

“De fato, houve uma substancial elevação das taxas básicas de juros após a instituição do Pronampe, ocorrida em maio de 2020. Àquela época a meta estipulada para a taxa Selic era de 3% ao ano, sendo que, em junho deste ano essa taxa passou a ser de 12,75% ao ano”, disse Josivaldo Jp.

Iniciativa do Congresso Nacional, o Pronampe é uma linha de crédito subsidiada para microempresas e empresas de pequeno porte. As operações podem ser utilizadas para investimento e capital de giro.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcia Becker



Source link

Publicidade

Leia também:

Câmara aprova em 2º turno PEC sobre eleição de cargos diretivos nos tribunais de Justiça – Notícias

Postado em 9 de novembro de 2022

Eleição este ano terá mais de 28 mil candidatos; veja os números — Senado Notícias

Postado em 16 de agosto de 2022

TV Assembleia estreia documentário sobre rede de proteção às vítimas de violência doméstica em Roraima

Postado em 27 de agosto de 2022

Ronaldo Caiado é releito governador de Goiás 

Postado em 2 de outubro de 2022