Pesquisar

Comissão aprova prazo para INSS analisar documentação de pescador e pagar seguro-defeso

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que fixa prazo de dez dias úteis para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) analisar a documentação do pescador artesanal que busca o seguro-defeso – benefício concedido aos pescadores durante o período em que a atividade pesqueira é proibida. O INSS é responsável por gerir e pagar o seguro-defeso.

Pela proposta, vencido esse prazo, a concessão será automática e o benefício depositado em conta vinculada ao CPF do pescador em até cinco dias úteis.

A medida, que consta no Projeto de Lei 848/24 [https://www.camara.leg.br/noticias/1046556-proposta-fixa-prazo-para-inss-analisar-documentacao-de-pescador-e-pagar-seguro-defeso], recebeu parecer favorável do relator, deputado Raimundo Costa (Pode-BA). Segundo ele, a iniciativa vai tornar mais rápida a análise dos requerimentos de concessão do seguro defeso.

“Com isso, a proposição mitiga os efeitos da espera prolongada, que pode ter impacto devastador sobre aqueles que dependem desse recurso para a manutenção familiar durante o período de defeso”, reforçou.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivonas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei [https://www.camara.leg.br/noticias/573454-SAIBA-MAIS-SOBRE-A-TRAMITACAO-DE-PROJETOS-DE-LEI]

Fonte e imagens: CÂMARA DOS DEPUTADOS DA AGÊNCIA CAMARA– Leia a matéria completa aqui

Leia também:

Polícia Civil deflagra operação “combo criminoso” para combater fraudes cibernéticas em Boa Vista

Postado em 22 de junho de 2025

Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial

Postado em 22 de junho de 2025

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

Postado em 22 de junho de 2025