Com apoio do Sebrae/RR, professores conhecem mais sobre processo de inclusão educacional na Jornada Pedagógica da SEED | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Palestra “Avaliação na perspectiva inclusiva” abordou desafios e instrumentos de desenvolvimento educacional.

Ser criativo, andar lado a lado com as novas tecnologias e com as diversidades culturais foram abordados pelo professor doutor Paulo Roberto durante a palestra “Avaliação na perspectiva inclusiva”, apoio do Sebrae Roraima, na Jornada Pedagógica 2024, ocorrida na tarde de quarta-feira (31) no Ginásio Senador Hélio Campos, bairro Canarinho.

Quase mil profissionais acompanharam o compartilhamento de conhecimentos e experiências do palestrante, entre eles a necessidade em acompanhar as mudanças fora da sala de aula, a incorporação de inovações e soluções para o dia a dia, o uso da Inteligência Artificial em prol do desenvolvimento professor/estudante e enfrentar os desafios.

Falar mal do resultado do nosso aprendizado é anacronismo. Alguns desafios na educação brasileira foram batalhados por nós, batalhamos para que fosse inclusiva, batalhadora, participação ampla de todas e de todos. Está na Constituição, defendeu Roberto.

Prof Dr Paulo Roberto, palestrante.

Para ele, a diversidade cultural faz parte da complexidade humana e é necessário que o docente repense nas práticas pedagógicas para entender que as diferenças fazem parte do processo de educação. “A pandemia deu um sobressalto e exigiu da educação uma tomada de ação rápida e acabou provocando ação de longa duração”, pontuou.

Como protagonistas, os professores acabam por se tornar espelho e inspiração para os estudantes e quanto mais atualizados, mais chances de inovação. “Muitos professores acabaram incorporando esses afazeres não presenciais as suas práticas, esse sobressalto teve essa desacomodação e acabamos por incorporar mais no dia a dia e os professores incorporaram rápido tudo isso”, avaliou, positivamente.

Após disseminar conhecimentos, o professor doutor espera ter contribuído para mais mudanças significativas para dentro da sala de aula. “A gente pensa em possiblidades dentro daquilo que os professores já fazem, pois, a maioria dos professores é criativa, responsável e quero estimular que eles compartilhem conhecimentos”, complementou.

Posicionado na segunda fileira logo à frente do palco, o professor de Matemática Marcos Silva, da escola Estadual Maria das Dores Brasil, bairro 13 de Setembro, esteve atento às explicações do palestrante, sobretudo sobre as novas maneiras de lecionar.

A palestra dele aborda a educação bem contemporânea e sobre algo das inquietações do nosso dia a dia, nosso viver pedagógico, reflexão para adotar novas formas de educação que batem a nossa porta, disse ele.

Professor de Matemática Marcos Silva, da escola Estadual Maria das Dores Brasil.

Quando o assunto foi “desafio”, o professor lembrou da virada no período pandêmico. Contudo, algumas adaptações foram incorporadas a rotina. “Algumas práticas se tornaram comuns no pós-pandemia para melhorar. Hoje já uso o processo de avaliação on-line e foi uma prática adotada na pandemia”, contou Silva.

Para o Sebrae Roraima, a participação da instituição no início do ano letivo gerará marcas positivas para educação, principalmente por se tratar de público-alvo que impacta na vida de todas as pessoas: o professor.

O Sebrae participa com a Educação Empreendedora na Jornada Pedagógica trazendo conteúdos de conhecimentos intelectuais para professores. Estar com eles neste processo inicial é impactante, relevante e a gente consegue perceber em bons resultados, avaliou o coordenador de Educação Empreendedora do Sebrae Roraima, Talison Silva.

Coordenador de Educação Empreendedora do Sebrae Roraima, Talison Silva.

Pela manhã, o Sebrae Roraima oportunizou a troca de conhecimentos com a palestra “Aprendizagem Criativa: Caminhos para Nova Educação”, ministrada pela educadora Carolina Cavalcanti, palestrante, docente, pesquisadora e consultora nas áreas de Educação Digital, Design Thinking na Educação, Metodologias Inovativas de Aprendizagem, formação de educadores, entre outras qualificações.

A parceria com o Sebrae Roraima, avaliou o secretário-adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre, é gratificante e positiva.

Nos proporcionando momentos de conhecimentos, compartilhamento, construção de estratégias, o que faz de melhor. Ressaltamos a grande parceria com o Sebrae Roraima e a indicação dos palestrantes de renome que muito tem a contribuir com o estado de Roraima, frisou.

Secretário-adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre.

Com o tema “Educação Contemporânea: novas identidades e novos saberes”, a Jornada é promovida pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) e seguirá até o dia 1º de fevereiro, cujo público-alvo são professores e corpo pedagógico das escolas públicas estaduais. Nestes encontros, os profissionais da educação alinham ações, estratégicas e metas para o ano letivo.

Perfil

Paulo Roberto é doutor em Educação pela UnB (Universidade de Brasília), mestre em Eletromagnetismo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC. Licenciado para docência na Educação Profissional pela UTFPR. Professor no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) atuando na formação de professores para educação profissional.

Roberto participou da construção dos Catálogos Nacionais de Cursos Técnicos e Tecnológicos. Atuando como consultor do MEC (Ministério da Educação), coordenou um programa de formação de educadores para a implementação do Sistema Re-Saber nacionalmente. Presta consultoria nas áreas de Educação por Competência, Educação Profissional, Didática Profissional e Certificação de Competências Profissionais.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministro assina termo de cooperação para implantar núcleo em Amajari | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024