Pesquisar

Celso Maldaner é eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


06/07/2022 – 11:30  

Elaine Menke/Câmara dos Deputados

O novo presidente, deputado Celso Maldaner

O deputado Celso Maldaner (MDB-SC) foi eleito nesta quarta-feira (6), por unanimidade, presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. A eleição foi conduzida pelo presidente na gestão anterior, deputado José Priante (MDB-PA).

Após assumir a presidência, Maldaner elencou os assuntos que pretende priorizar, como habitação, mobilidade urbana e saneamento básico.

Ele disse também que pretende dar destaque ao debate sobre as cidades inteligentes. Maldaner lembrou que nesta quarta o serviço 5G foi ativado em Brasília, primeira cidade do País a receber a tecnologia.

“É pertinente dar continuidade a esse debate com o objetivo de estimular o desenvolvimento de cidades com tecnologias de última geração, principalmente com o advento do 5G, que colaborem na gestão do espaço urbano e no relacionamento de quem o habita”, disse Maldaner.

Ele afirmou ainda que vai elaborar um plano de trabalho para ser discutido com os membros da comissão, com os temas e propostas prioritários. “Vamos buscar um resultado harmonioso e eficaz e prol do desenvolvimento das cidades”, disse.

Perfil
Maldaner, 68 anos, está no quarto mandato de deputado federal. Antes foi prefeito da cidade de Maravilha (SC) em três ocasiões. Na Câmara, ocupou diversos cargos, como vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Também relatou 31 propostas em tramitação na Casa.

Criada em 1985, a Comissão de Desenvolvimento Urbano debate e vota proposições sobre urbanismo, uso do solo urbano, habitação, saneamento, transportes urbanos e infraestrutura das cidades, entre outras.

Eleições
A comissão era a única ainda não instalada neste ano. As outras 24 comissões permanentes da Câmara já elegeram seus presidentes.

A distribuição das presidências das comissões é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara (2018) e no princípio da proporcionalidade partidária (quanto maior o número de deputados de determinado partido ou bloco partidário, mais comissões esse partido ou bloco tem o direito de presidir).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein



Source link

Leia também:

MEI tem até 1º de agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista | ASN Roraima

Postado em 27 de julho de 2024

sociedade deve estar vigilante na defesa da democracia — Senado Notícias

Postado em 26 de julho de 2024

Rosa Magalhães foi velada e homenageada por amigos e escolas de samba

Postado em 26 de julho de 2024

“EDUCAR É PREVENIR” Projeto da ALE-RR promove treinamento sobre perigos do tráfico de pessoas em colégio do bairro Sílvio Botelho | ALE-RR

Postado em 26 de julho de 2024