Pesquisar

CAPTAÇÃO DE RECURSOS CULTURAIS ALE-RR e MinC qualificam gestores e artistas em oficina sobre comitês de cultura | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (25), a Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (SPE/ALE-RR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), realizou a oficina “Programa Nacional de Comitês de Cultura”, com o intuito de qualificar os produtores culturais do Estado. O evento foi realizado na sede da SPE em Boa Vista e contou com a presença de gestores culturais e artistas roraimenses.

O encontro detalhou o Edital dos Comitês de Cultura, instrumento lançado pelo governo federal para fomentar o setor cultural do país. O programa do MinC visa à destinação de quase R$ 60 milhões para os comitês que serão criados, um em cada Estado do país, para o biênio 2024-2025.

O superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Pablo Sergio, destacou que a Casa Legislativa, ao longo do ano, tem realizado uma série de eventos visando ao treinamento de artistas e produtores culturais para participação nos editais lançados pelo MinC.

A Assembleia Legislativa priorizou o setor cultural este ano e, portanto, temos feito inúmeras parcerias com prefeituras, governo do Estado e Ministério da Cultura para o desenvolvimento do setor. E essa oficina é mais uma importante ação que o MinC vem oferecer para a classe artística e cultural roraimense, pois é um megaprojeto com que Roraima pode ser contemplado”, declarou Sérgio.

Alex Dias, coordenador de Comitês de Cultura do MinC, ressaltou que a oficina é mais uma ação para aproximar os artistas dos recursos federais de incentivo ao setor. “Com a criação da coordenação dos comitês, implementamos o programa que visa à seleção de organizações e qualificação de agentes culturais e trabalhadores da cultura. Então, Roraima tem uma categoria específica em que as entidades vão concorrer e, posteriormente, assinar esse termo de colaboração com o MinC”, disse.

Participante da oficina e diretor de esporte da prefeitura de Iracema, Josivan Lima declarou que essa é mais uma forma de alavancar a cultura no Estado, por meio do desenvolvimento da área nos municípios.

Vim aqui com a expectativa de buscar mais conhecimento sobre as questões culturais e principalmente sobre a criação do comitê de cultura. O intuito é sempre buscar mais conhecimento para que possamos ver uma forma de ajudar meu município e mostrar que Iracema também tem sua identidade cultural”,

Essa é mais uma ação da Casa Legislativa para capacitação de artistas e trabalhadores da cultura no Estado. Durante todo o ano, a Assembleia Legislativa promoveu oficinas na capital e municípios do interior para a elaboração de projetos culturais destinados aos editais das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, proporcionando a qualificação de indígenas, artesãos venezuelanos e os mais diversos produtores culturais, em oficinas com carga horária de 30h.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025