Capixauai, Quitanda do Bernardino e Amazônia Robofarms são as ideias premiadas no Inova Amazônia – Ideação | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os ganhadores da premiação.

Depois de quatro meses de muito trabalho, o programa Inova Amazônia: Módulo Ideação, desenvolvido pelo Sebrae/RR premiou as três melhores startups inovadoras na noite desta quarta-feira, 31. O momento aconteceu no jardim do Ateliê da Macchiato Casa de Café e celebrou os negócios amazônicos que buscam incentivar a bioeconomia e evidenciar o potencial empreendedor que a região tem.

Os encontros durante este período foram em formato híbrido com workshops presenciais e encontros on-line.

Os estados da região norte têm o seu próprio diferencial que é a Amazônia e o uso dos seus recursos de maneira sustentável. E o Inova Amazônia surgiu justamente como uma forma ajudar os estados a se desenvolveram utilizando o que eles têm de melhor, pontuou a gestora nacional do Inova Amazônia, Valéria Vidal.

O superintendente em exercício, diretor de administração e finanças do Sebrae/RR Almir Sá, agradeceu o engajamento das pessoas em transformar a realidade de Roraima com bioeconomia e convidou a todos a continuarem nessa parceria com a instituição. “A gente troca ideias, ouve vocês e vemos aonde pode avançar, buscar novos recursos, novas alternativas para atender focos específicos de inovações” completou.

O módulo ideação contou com 30 empresas participantes, porém somente 18 participaram da apresentação do Pitch e concorreram ao pódio. Alguns critérios foram considerados na hora de escolher os grandes vencedores deste ciclo, os cinco quesitos foram: escalabilidade, potencial de inovação, modelo de negócio, impacto sócio ambiental e engajamento de equipe.

A gente precisa fomentar esses negócios inovadores para o mercado nacional, internacional, até que realmente eles alcancem a escala e ganhem o mundo aí para levar o nome do estado de Roraima para outros patamares, ressaltou o analista de inovação Luã Andrade.

Quem levou o prêmio de 30 mil reais e ocupou o 1º Lugar, foi a startup Capixauai. Logo atrás, em 2º lugar, a Quintada Bernardino ganhou a quantia de 20 mil reais para investir na sua ideia, e ocupando o 3º lugar no pódio, Amazônia Robofarms, premiada com o valor de 10 mil reais.

Eu fiquei muito feliz de receber esse prêmio. É muito importante o investimento nessa área. O crescimento, o investimento em inovação, o investimento na bioeconomia, nas indústrias de Roraima. É importante para que empresas de economia consigam alavancar no mercado e levar Roraima para o mundo, celebrou a ganhadora do 1º lugar, Danielle Cunha.

Ganhadora do 1º lugar, Danielle Cunha.

Já a Rebeca Marcula, da Quintanda Bernardino, esse foi momento de honrar também o legado da família, ajudando os produtores rurais a alcançarem o mercado por meio das vendas on-line direto com o consumidor final dos seus produtos.

O Inova Amazônia é importante pra fomentar, auxiliar e nos ajudar nessa empreitada que é abrir uma empresa e estar ali pra dar o direcionamento da melhor forma de trabalhar. Estou muito feliz de poder de uma certa forma trazer uma homenagem pra minha família, pro meu avô, que eles que começaram esse trabalho e passou para o meu pai. E hoje eu também estou no meio agro por conta dessa tradição, compartilhou Rebeca.

Rebeca Marcula, da Quintanda Bernardino, ganhadora do segundo lugar.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Exército apura arsenal em apartamento incendiado em Campinas

Postado em 27 de fevereiro de 2024

AÇÃO FISCALIZATÓRIA Comissão de Saúde da ALE-RR discute necessidade médica em Hospital Geral de Roraima | ALE-RR

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Caer realiza mutirão para revisão das faturas de água   – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 26 de fevereiro de 2024

MDHC apresenta a ministérios, na Casa Civil, eixos que comporão o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa — Agência Gov

Postado em 26 de fevereiro de 2024