VISITA TÉCNICA

Câmara de Pacaraima apresenta demandas ao Centro de Apoio aos Municípios

Equipe do CAM conversou com os nove vereadores nesta quarta-feira (18)
Foto: Marley Lima
Equipe do CAM (Centro de Apoio aos Municípios), da ALERR e vereadors de Pacaraima

Compartilhe:

Por Vanessa Brito

Adaptar o Plano Diretor conforme a realidade da população e capacitação sobre o processo legislativo são as principais demandas dos vereadores de Pacaraima apresentadas ao CAM (Centro de Apoio aos Municípios), nesta quarta-feira (18), quando uma equipe da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) fez uma visita técnica à Câmara Municipal.

O CAM vem visitando os municípios para conhecer a realidade dos vereadores e prefeitos e, desta forma, prestar assessoria técnica e capacitações referentes ao processo legislativo e em diversas áreas.

Neste mês, a equipe do CAM também esteve em Alto Alegre. Ainda nesta quarta-feira, Amajari seria outro município a receber os técnicos da instituição.

Em Pacaraima, a conversa foi com os nove vereadores. “Eles pontuaram sobre o Plano Diretor, que ainda não é objeto de análise da Câmara Municipal. Querem uma audiência pública para ouvir a população, falaram da questão da organização do lixão, as dificuldades de capacitação que o centro vai atender, também sobre os limites territoriais do município”, resumiu a diretora do CAM, Alessandra Rios.

Para a presidente da Câmara Municipal de Pacaraima, vereadora Dila Santos (SD), o apoio do CAM se soma ao trabalho parlamentar em favor da população, principalmente na oferta de capacitação sobre o processo legislativo.

“É necessário um treinamento na área de elaboração de projetos de lei, porque alguns vereadores estão no primeiro mandato e apresentam dificuldades. Não temos servidores específicos para essa produção. É muito importante esse acompanhamento do CAM aos municípios”, avaliou a vereadora.

Pacaraima recebeu o Plano Diretor, elaborado pelo CAM, em 2019. Um documento norteador de planejamento para o desenvolvimento da região para os próximos dez anos.

Atualmente, o plano precisa ser aprovado na Câmara Municipal, em seguida ser sancionado pela prefeitura. Mas antes disso, os vereadores querem uma audiência pública para adequá-lo conforme a realidade da população. A proposta é ouvir moradores, o Executivo e os demais segmentos.

O vereador Eurival Bandeira, conhecido como “Irmão Grande” (PSDB), defendeu a realização de uma audiência. “A visita do CAM esclareceu muitas dúvidas. A ideia é que a população e demais áreas tenham conhecimento sobre esse projeto. E não fique apenas em palavras, mas que possamos resolver”, disse o parlamentar.

Participaram ainda do encontro com a equipe do CAM os vereadores Arlindo do Táxi (Republicanos), Kássia Sena (Republicanos), Júnior da Téia (PRTB), Marcelo Benvindo (Cidadania), Rodvan Alves da Silva (SD), Teco Paixão (Republicanos) e Francisco Melo (Republicanos).

CAM

O CAM faz parte da Superintendência de Programas Especiais, reestruturado pela Resolução Legislativa nº 021/2021.

Sobre as visitas técnicas e capacitações, os gestores podem solicitar pelo número (95) 98402-2618. A sede do CAM está localizada em Boa Vista, na rua Surumu, nº 1719, bairro São Vicente. Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na sexta-feira, das 8h às 13h.

Publicidade

Leia também:

Lula exalta maioria de mulheres na direção da Caixa

Postado em 27 de maio de 2023

Assembleia Legislativa sediará audiência pública sobre mineração ecológica, diz deputado Renan 

Postado em 22 de fevereiro de 2022

PARLAMENTO JOVEM 2023 Estudantes de Roraima elegem seus 24 representantes | ALE-RR

Postado em 19 de agosto de 2023

Câmara aprova projeto que prevê contratação preferencial dos Correios por órgãos públicos federais – Notícias

Postado em 18 de maio de 2023